A ideia do evento foi oportunizar a estudantes, que moram em áreas rurais e ribeirinhas, um espaço espetacular de promoção à leitura entre crianças e jovens de variadas classes sociais. A iniciativa contou ainda com a presença e ação dos escritores: Adriana Barbosa, Silvia Grijó, Leila Plácido e Naldo Cinzas.
A ação foi realizada em conformidade com a Lei Municipal n° 2.168, de 22 de setembro de 2016, que instituiu o “Dia da Motivação da Leitura nas escolas municipais de Manaus”, que dispõe sobre a criação do tema "Ler é Legal, a qualquer hora", como explicou a gerente pedagógica da DDZ Rural, Patrícia Araújo, que na oportunidade estava representando a chefe da divisão, Rosa Denise.
“A Prefeitura de Manaus promoveu esse momento com o objetivo de oportunizar aos alunos da EJA da zona rural um ambiente leitor em um espaço social com a participação de escritores amazonenses que abrilhantaram as estações preparadas para a oficina de produção e relato de experiência, voltados ao desenvolvimento da proficiência leitora, em que estiveram envolvidos diretores, pedagogos, professores, alunos e assessores da DDZ”, explicou.
A ação contou com envolvimento direto de 75 alunos de escolas localizadas nos rios Negro e Amazonas, chamadas de escolas ribeirinhas, assim como as escolas na área rodoviária de Manaus, da AM-010 e BR-174.
Para a aluna Jhulia Rodrigues Martins, 34 anos, da 4ª fase da EJA, da escola municipal Ambientalista Chico Mendes, o momento simbolizou um incentivo na formação acadêmica.
“Para mim, é um incentivo a minha formação, aos meus estudos. Estava há mais de 15 anos fora da escola e hoje volto a estudar com muita força de vontade e quero aproveitar cada aprendizado, cada momento que pode contribuir na minha formação, como esse. Que venham outros momentos de aprendizados assim, diferentes, fora de sala e significativos”, destacou a aluna.
Larissa Batista, coordenadora-geral do evento e mestre em linguagem, ressaltou a importância da leitura na Educação de Jovens e Adultos.
“A leitura estimula o raciocínio, melhora o vocabulário, aprimora a capacidade interpretativa, além de proporcionar ao leitor um conhecimento amplo e diversificado sobre vários assuntos. Por isso, esse evento é tão importante, porque busca incentivar o gosto e o hábito pela leitura“, disse.
*Participantes*
Participaram do evento, a escola municipal Ambientalista Chico Mendes (Rodoviária na BR-174, KM-03); escola municipal Pedro Diogo (Estrada do Tarumã); escola municipal Abílio Alencar (AM-010, KM-35); escola municipal Emanuel Rebelo (Ramal do Brasileirinho); escola municipal Solange Nascimento (BR-174).
No decorrer da ação, houve apresentação instrumental de flautas, realizada pelos alunos da escola Solange Nascimento, musical ao pôr do sol, recitação de poesias, apresentação cultural do Cordel Encantado, interpretada pelos alunos da escola Ambientalista Chico Mendes, dentre outras atividades.
*Fotos* - Cleomir Santos/ Semed
Fonte: Emerson Santos/ Semed