Armamento da Guarda é valorização da categoria, afirma Delegado Péricles

O deputado estadual Delegado Péricles (PL) afirmou, na manhã desta quarta-feira (31), que a confirmação da Guarda Municipal de Manaus armada no Passo a Paço é uma das provas de que finalmente a corporação receberá devida posição de braço da segurança pública no Amazonas. A posse de arma pela Guarda foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) em junho de 2021, quando PEC de autoria de Péricles foi promulgada. À época, o prefeito de Manaus, David Almeida, esteve na Casa e reforçou intenção de efetivar conquista na capital amazonense.

"Eu preciso reconhecer o trabalho do prefeito David Almeida sobre a Guarda Municipal. Desde a aprovação da PEC na Aleam, ele, juntamente com o secretário Sérgio Fontes, realizaram efetivo trabalho para que o armamento fosse efetivado, com devido treinamento de profissionais. Eu sempre reconheci e lutei para que a Guarda assumisse o papel que é direito", afirmou o parlamentar. 

De acordo com Péricles, a necessidade do porte de armas por guardas municipais ficou ainda mais evidente entre os dias 5 e 8 de junho de 2021, quando Manaus teve espaços públicos destruídos por criminosos sem que qualquer reação e defesa pudessem ser esboçadas por esses profissionais. 

"Se temos um braço da segurança pública reconhecido pelo Susp por que permanecermos sem utilizá-lo? A Guarda era abandonada no estado. Agora tem tido trabalho para treinamento e recebido devida valorização por parte da gestão. A população ganha muito com isso", continuou. 

Além da defesa e conquista do armamento, Péricles tem atuado para o fortalecimento de Guardas também no interior do Amazonas com a destinação de emendas impositivas. O município de Barcelos recebeu valor que viabilizou a aquisição de viaturas e equipamentos e o Rio Preto da Eva recebeu valor para implementação de sistema de monitoramento que irá aprimorar o trabalho do efetivo naquele município.


Fotos: Divulgação 

Fonte: Assessoria de Imprensa