Moradores de comunidade na zona Norte são beneficiados com água potável após 11 anos de existência

Mais de 450 moradores da comunidade Flores estão sendo beneficiados com melhorias na qualidade de vida através de ações da concessionária

O direito de ir e vir, o prazer de tomar banho de chuveiro, a satisfação de ter água limpa para fazer comida e para beber. Atos simples, que às vezes passam despercebidos, mas que quando fazem falta, transformam a vida em um tormento. Desde que a Águas de Manaus chegou à comunidade das Flores, na zona Norte da cidade, os mais de 450 moradores daquela região passaram a ter acesso a estes itens e viram suas vidas serem transformadas após árdua espera de 11 anos.

A comunidade abriga cerca de 100 famílias, com histórias de muita luta pelo direito à dignidade e ao saneamento. Após receberem visitas da equipe da Responsabilidade Social da empresa, estas pessoas começaram a receber melhorias que mudaram seus dias para melhor. Ao todo, foram implantados cerca de 800 metros de tubulações, que passaram a levar água tratada para essas pessoas que vivem em condições de vulnerabilidade.

“Quando visitamos a comunidade, nos sensibilizamos e decidimos que iríamos fazer além do que nos é competente. Conversamos com cada morador para entender a realidade do local e iniciamos nosso serviço para levar água potável e dignidade e, por meio de uma força tarefa, também construímos a ponte que irá beneficiar sobretudo as pessoas com dificuldade de locomoção”, destacou o gerente de Responsabilidade Social da empresa, Semy Ferraz.

As obras foram realizadas em tempo recorde e em um prazo de duas semanas todas as famílias passaram a contar com água em suas torneiras. A dona de casa Jurcileide Miranda, de 65 anos, vive no local com irmão mais velho, Francisco Carlos, que tem 67 anos e possui deficiência visual e Síndrome de Down. Durante anos, os dois sofreram com a falta de saneamento e infraestrutura na comunidade, já que, para chegar em casa, eles precisavam passar por uma pequena ponte de madeira.

“A vida aqui não é fácil. Foram os próprios moradores quem construíram a ponte, mas, devido à ação das chuvas, as madeiras já estão podres e por duas vezes eu e meu irmão caímos e fomos parar nesse córrego cheio de sujeira. Água só tínhamos para beber e fazer comida se comprássemos garrafões. Muitas vezes chegamos a tomar banho com água barrenta ou guardar água da chuva. Agora, graças à Águas de Manaus, temos água potável na torneira, e estamos recebendo uma ponte nova, de concreto e que vai ajudar muita nossa locomoção”, comemorou a idosa.

Dias melhores

Desde o início da comunidade, há cerca de 11 anos, foram os próprios moradores que se reuniram para comprar tubulações e fazer com que, de forma clandestina, a água chegasse até as pessoas. No entanto, por se tratar de uma ligação irregular o líquido chegava cheio de impurezas e diariamente tinham que ser feitos reparos nos canos improvisados.

“Aqui somos como uma grande família e cada um ajuda o outro. Nós tínhamos que dar um jeito para ter água e até a chegada da empresa aqui, nos abastecíamos com água clandestina e suja. Fomos conseguir tomar banho de chuveiro somente agora, pois a água chega e tem pressão para subir nos nossos canos. Lutamos muito para que esse dia chegasse e graças a Deus, hoje estamos sendo atendidos com muito carinho pela Águas de Manaus”, lembrou a líder comunitária da área, Isonete do Nascimento.

Por ser uma área vulnerável, todos os moradores foram cadastrados na Tarifa Manauara, e, com isso, terão desconto de 50% no valor da fatura da água.

“Desde que começamos a atuar em Manaus, nossa meta é levar dignidade para todos, em especial para a população que vive em situação de vulnerabilidade. Entramos em becos, palafitas e em comunidades que existiam há anos sem o acesso à água. Todas estas famílias também foram cadastradas na Tarifa Manauara. Hoje, mais de 500 mil pessoas já estão sendo beneficiadas”, ressaltou o diretor-presidente da Águas de Manaus, Thiago Terada.

*Transformação da cidade*

Desde a chegada da concessionária na cidade, o saneamento básico de Manaus avançou em ritmo acelerado. Somente nos últimos quatro anos, já foram implantados mais de 150 quilômetros de rede de água na cidade de Manaus, impactando positivamente a população. Os serviços na comunidade das Flores fazem parte de um pacote de obras que visa atender, em especial, áreas vulneráveis.

Para os próximos anos, a empresa prevê R$ 1,3 bilhão em investimentos, que beneficiarão diretamente mais de 1 milhão de moradores com coleta e tratamento de esgoto, impactando na saúde das pessoas, no turismo e na preservação do meio ambiente.

“Nossa meta é transformar a cidade em relação ao saneamento. Já conseguimos universalizar o acesso à água potável e com isso, contribuir para a melhoria na qualidade de vida da população. Em paralelo, estamos trabalhando na ampliação do acesso ao esgotamento sanitário. Ao final, teremos uma cidade mais limpa e sustentável”, destacou o diretor-presidente da concessionária, Diego Dal Magro.


Fotos: Divulgação 

Fonte: Assessoria de Imprensa