Plataforma conta com recursos de acessibilidade para daltonismo, tradução em Libras, entre outras funcionalidades
A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) conta agora com um novo sistema para agendamento online a fim de atender a população que necessita de assistência jurídica. Voltada para agendamento na Área Cível, a plataforma conta com recursos de acessibilidade para daltonismo, tradução em Libras, entre outras funcionalidades.
“O objetivo do novo sistema é dar mais uma alternativa aos assistidos que buscam pelos serviços da Defensoria e que, com a ferramenta, podem obter atendimento no horário e dia marcados por meio da plataforma”, diz o defensor público geral, Ricardo Paiva.
Inicialmente, a novidade funcionará somente para a Área Cível, que envolve demandas de Indenização, Despejo, Conflitos com Vizinhos, Acidentes de Trânsito, Processos contra o Estado ou Município, Acidente de Trabalho, entre outros casos. “A implementação do sistema para atendimento em outras áreas ocorrerá de forma progressiva”, afirma o diretor de Tecnologia da Informação, Nickollas Lima de Jesus.
O novo sistema conta com recursos de acessibilidade para daltonismo, leitura das perguntas em áudio, tradução em Libras, balanceamento automático entre as vagas disponíveis das defensorias.
O recurso fornece, ainda, informações que direcionam o assistido para outras áreas de atendimento (como Família, Idoso, Registro Públicos, Consumidor etc.) por meio de um questionário com perguntas e respostas, além disso esclarece se a demanda dos assistidos é atendida pela DPE/AM ou outro órgão, como Defensoria Pública da União e Tribunal Regional do Trabalho.
*Passo a Passo*
No primeiro contato com a plataforma, o assistido pode escolher entre três opções: ‘Novo agendamento’ (para primeiro atendimento), ‘Visualizar meus agendamentos’ e ‘Iniciar atendimento’ (para assistidos que já tenham marcado atendimento).
*Demais áreas*
Serviços jurídicos nas áreas de Família, Consumidor, Fundiário, Idoso, Registros Públicos, Sucessões, Saúde e Direitos Humanos seguem sendo agendados pelo Disk 129, de segunda a sexta-feira, de 8h às 14h. Informações sobre a área Criminal também podem ser obtidas serviço telefônico.
Os atendimentos nas áreas de Infância e Juventude, Interesses Coletivos e Mulher Vítima de Violência são agendados via Telegram, de 8h às 14h:
Mulher Vítima de Violência:
(92) 98417-3249
Infância e Juventude:
(92) 98435-3811
Interesses Coletivos:
(92) 98416-6762
Plantão
Somente para casos urgentes, cujo direito foi violado há menos de um dia, ou há risco de vida. O Plantão da Defensoria funciona de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h. Aos sábados, domingos e feriados, o atendimento do Plantão ocorre das 8h às 17h. A população pode iniciar atendimento de forma presencial na sede da Defensoria, localizada na Avenida André Araújo, nº 679, no Bairro Aleixo. O assistido também pode iniciar atendimento via ligação ou mensagem pelo aplicativo Telegram, no número (92) 98436-1791.
Foto: Arquivo/ DPE-AM
Fonte: Assessoria de Imprensa