MPAM fiscaliza instalação de ponto eletrônico nos setores do Executivo Municipal de Itamarati

Fiscalização será feita no curso de Procedimento Administrativo instaurado para apurar denúncias acerca da existência de servidores fantasmas no âmbito do Poder Executivo local

O Ministério Público do Amazonas (MPAM), por meio da Promotoria de Justiça de Itamarati, instaurou Procedimento Administrativo (PA) para acompanhar e fiscalizar a instalação de ponto eletrônico em todos os setores do Poder Executivo do município. A medida toma por base denúncia acerca da existência de servidores fantasmas, bem como de descumprimento da jornada diária de serviço respectiva a cada cargo. O PA foi instaurado na segunda-feira (19/09), pelo Promotor de Justiça Caio Lúcio Fenelon Assis Barros, titular de Itamarati. 

“O sistema dos pontos assinados em folha de papel não garante o eficiente controle da jornada de trabalho dos funcionários municipais, visto que, qualquer pessoa pode assinar no lugar da outra. O controle do efetivo cumprimento da jornada de trabalho e/ou atividades dos servidores públicos é medida que atende os princípios da moralidade, publicidade, eficiência e transparência, além de evitar danos ao erário causados pela existência de eventuais servidores fantasmas”, explicou o Promotor de Justiça. 

O MP requisitou à Prefeitura Municipal, no prazo de 15 dias, informações relacionadas aos registros de frequência dos servidores públicos, tais como: tabela com lista de todos os órgãos vinculados aos Poder Executivo, com informações sobre o método utilizado para o registro da frequência destes servidores; e, também, a apresentação de um plano de instalação de registro de frequência laboral eletrônico.

Fotos: Divulgação 

Fonte: Assessoria de Imprensa