Prefeitura de Manaus oferta capacitação do Samu a profissionais de saúde de Iranduba

A Prefeitura de Manaus está ofertando uma capacitação em urgência e emergência para profissionais de saúde do município Iranduba, iniciada na última segunda-feira, 26/9, e que segue até quinta-feira, 29. O treinamento é realizado por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
 
A enfermeira Lêda Cabral, chefe de educação permanente em urgência do Samu, informou que a atividade foi direcionada para 30 profissionais de Iranduba, entre enfermeiros, técnicos em enfermagem e condutores socorristas.
 
“Nossa finalidade é capacitá-los para que utilizem esse conhecimento na atuação prática, no atendimento pré-hospitalar. Ontem, nós abordamos especialmente o atendimento à parada cardiorrespiratória e, hoje, estamos vendo todo o atendimento dentro do protocolo de urgência do atendimento ao trauma, como manobras de imobilização e contenção de sangramento, para que a gente consiga manter a sobrevida até a chegada dessa vítima ao hospital”, disse.
 
De acordo com Lêda, a capacitação também tratará, nos próximos dias, sobre práticas de assistência ao parto normal, surtos psiquiátricos, infarto, Acidente Vascular Cerebral (AVC), condições de desastres com múltiplas vítimas, e mais. As técnicas são importantes para garantir a sobrevivência das vítimas, sem comprometimentos adicionais por conta do acidente.
 
“O Samu Manaus também tem essa missão de qualificar e capacitar os seus servidores, assim como os profissionais de saúde da rede como um todo, não só do município de Manaus. Nós costumamos desenvolver treinamentos para municípios da região metropolitana, municípios do Alto Solimões, para empresas privadas, forças armadas, enfim, para todos os profissionais que solicitam e que precisam desse apoio”, pontuou.
 
A enfermeira Maria Vagna, de Iranduba, destacou que o treinamento está sendo muito proveitoso para toda a equipe, e agradeceu o apoio do Samu na troca de informações. “Tivemos essa oportunidade que é riquíssima e fomos muito bem recebidos pela equipe do Samu. Aprender nunca é demais, e, quando se trata de saúde, precisamos estar aprendendo e nos atualizando todos os dias”, afirmou.
 
Já o condutor socorrista João Murilo de Paula ressaltou como essas práticas de educação permanente beneficiam a população em geral. “Com isso, toda a equipe de socorro fica ainda mais preparada para o atendimento pré-hospitalar, para que a vítima possa chegar bem estabilizada no hospital e ter um grau elevado de sobrevida, sair bem e se recuperar bem, por isso estamos aqui”, finalizou.
 
 
Fotos - Elienai Emanuel / Semsa

Fonte: Victor Cruz / Semsa