Defensoria discute saúde mental entre adolescentes

Disponível no YouTube da DPE-AM e no Spotify, conteúdo aborda a prevenção ao suicídio, como pedir ajuda, traz o relato do influencer Matheus Guedes e orientações da psicóloga Mayara Feitosa


 
A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) lançou em seu perfil no YouTube um podcast sobre saúde mental entre adolescentes. O podcast da Defensoria, Pod Defender, traz sempre temas de utilidade pública abordados por profissionais especializados que atuam na instituição. Em alusão à campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio, esta edição do podcast trouxe um bate-papo com a defensora pública Monique Cruz, uma das coordenadoras do projeto Ensina-me a Sonhar, que atua junto a adolescentes que cumprem medidas socioeducativas, a psicóloga do projeto, Mayara Feitosa, e o influencer Matheus Guedes. 


A defensora Monique Cruz falou sobre a cartilha “Vamos falar de saúde mental?”, voltada para o público juvenil sobre saúde mental e prevenção ao suicídio, que foi lançada pelo projeto Ensina-me a Sonhar no início de setembro. A cartilha em formato digital está disponível no site da Defensoria – www.defensoria.am.def.br - https://bit.ly/3SuYzIm e foi disponibilizada para a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizar a distribuição nas escolas. O episódio completo está disponível em https://www.youtube.com/watch?v=JZOm7TI13OA

 
“A ideia de levar para o público adolescente o tema partiu de uma demanda da Defensoria. Eu sou uma das coordenadoras do programa Ensina-me a Sonhar, criado em 2017, no qual levamos palestras motivacionais e educativas para adolescentes que cumprem medidas socioeducativas, e temos visto com frequência que tem aumentado os casos de ansiedade e depressão. Temos visto muitas notícias de que a saúde mental de crianças e adolescentes piorou na pandemia de Covid-19 e daí surgiu a ideia de elaborar uma cartilha sobre saúde mental entre os adolescentes e abordando a prevenção ao suicídio também”, afirmou Monique. 


A psicóloga Mayara Feitosa ressaltou que é muito comum o estigma em torno do assunto da saúde mental e que o senso comum associa com falar de “louco” ou algo semelhante. “Isso gera um estigma, acaba sendo discriminatório e as pessoas não buscam a ajuda como deveriam. Cuidar da saúde mental é tão importante quanto cuidar da saúde física”, explicou. A psicóloga disse que debates como o promovido pelo podcast, falando abertamente e de forma natural sobre a saúde mental, ajudam a quebrar o tabu em torno do assunto.   


Ainda de acordo com a psicóloga, ter saúde mental não significa estar o tempo todo feliz e envolve nossos pensamentos, sentimentos, emoções, comportamentos e a maneira como lidamos com a família, amigos e o mundo a nossa volta, além da nossa capacidade de lidar com os momentos estressantes no nosso cotidiano de uma forma mais saudável. Ela destacou a importância de estar atento aos sinais de que é hora de buscar ajuda profissional e como os pais, familiares e profissionais das escolas podem atuar na prevenção.  


Para o influencer Matheus Guedes, é importante debater a saúde mental entre os adolescentes, abordando questões como ansiedade e depressão. “Já passei por isso, acho legal debater sobre o assunto e trazer isso aqui como uma forma de ajudar as pessoas. Às vezes, por tratar com a internet, tem comentários que machucam”, afirmou, ao dar o seu relato sobre como tem lidado com a ansiedade e como foi importante buscar a ajuda profissional para o tratamento.  

 
Foto: Evandro Seixas/DPE-AM

Fonte: Márcia Guimarães