Senador da Coligação Em Defesa da Vida (PSD-PT-MDB-PCdoB-PV) recebeu mais de 750 mil votos em todo o Amazonas
Com mais de 750 mil votos, o Senador Omar Aziz (PSD) venceu a disputa pela única vaga do Amazonas e foi reeleito para novo mandato. No Senado, Omar participou dos grandes debates nacionais, presidiu a CPI da Pandemia e a Comissão de Assuntos Econômicos, além de defender o Amazonas e os empregos da Zona Franca de Manaus em todos os momentos.
Omar Aziz teve mais de 750 mil votos, com 40 pontos percentuais. Mais cedo, quando foi votar, Omar conversou com a imprensa confiante na vitória.
“A expectativa é de vitória. Trabalhei muito no Senado, e quero continuar trabalhando pelo meu Estado. Quem acompanhou o meu trabalho sabe da importância que tem um senador atuante, um senador respeitado ali em Brasília, respeitado pelos seus pares e que pode ajudar muito o Amazonas ainda”, ressaltou Omar.
*Trajetória a serviço do Amazonas*
Aos 64 anos, Omar Aziz é senador da República reeleito por mais de 750 mil amazonenses. Em Manaus, foi aluno do Colégio Amazonense Dom Pedro II e da Escola Técnica Federal do Amazonas (hoje Ifam). Foi nesse período que Omar, com seus companheiros de movimento estudantil, lutou por muitas das conquistas alcançadas pela população, entre elas a meia-passagem. Graduou-se em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Amazonas.
Omar Aziz iniciou sua carreira política no começo da década de 1980 no movimento estudantil. Em 1981, foi eleito presidente da Engenhoca, que antecedeu a criação do Diretório Acadêmico de Engenharia da Ufam. Em 1984, foi diretor do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e participou ativamente de várias manifestações visando à redemocratização do País. Assumiu a direção da Fundação de Desenvolvimento e Apoio Comunitário (Fundac) em 1987, seu primeiro cargo na vida pública.
No dia 12 de abril de 1989, assumiu como vereador na Câmara Municipal de Manaus.
Em 1992, foi eleito o mais votado para um novo mandato e, em seguida, eleito Presidente da Câmara Municipal de Manaus.
No dia 3 de outubro de 1994, Omar Aziz foi eleito deputado estadual, também sendo o mais votado. Durante os anos em que esteve na Assembleia Legislativa do Amazonas, Omar Aziz foi um dos mais atuantes da Casa.
Foi o criador do programa de TV Exija Seus Direitos, o qual tinha como objetivo auxiliar na solução de questões judiciais das pessoas menos favorecidas economicamente.
Em 15 de novembro de 1996, Omar Aziz foi eleito vice-prefeito de Manaus. Nesse período, Omar Aziz acumulou também o cargo de Secretário Municipal de Obras (Semosb).
Em 2000, reelegeu-se vice-prefeito. Durante o novo mandato, Omar foi reconduzido à Secretaria Municipal de Obras. Em 2001, Omar deixou a Semosb e assumiu a Secretaria de Estado de Segurança Pública.
Em 2002, foi eleito vice-governador do Amazonas e reeleito quatro anos depois. Assumiu o governo do Estado em 31 de março de 2010 e foi reeleito no fim do ano.
Em 2014, foi eleito senador pelo Amazonas, onde presidiu importantes comissões como a de Assuntos Econômicos e de Segurança Pública. No ano passado, presidiu a CPI da Pandemia, que pressionou o Governo Federal a vacinar os brasileiros.
Foto:Tadeu Rocha
Fonte: Assessoria de Imprensa