Em decisão monocrática, o Ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu liminar para derrubar os efeitos da lei estadual que proíbe a instalação de novos mediadores de energia no Amazonas. O decreto atende o pedido da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) contra a lei aprovada na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
A Associação Brasileira defende que os deputados estaduais não possuem competência pra estabelecer normas sobre a relação contratual entre a Amazonas Energia e a União. A Abradee relata que a lei está resultando em prejuízo de R$ 41,6 milhões aos cofres públicos.
O ministro Barroso entendeu que a lei estadual realmente “invadiu competência constitucional da União para legislar sobre energia elétrica”. Ele também aponta que as concessionárias tem autorização para fazer a troca de medidores de energia elétrica, desde que os valores não sejam repassados ao consumidor.
“Diante de todo o exposto, entendo presentes os requisitos para a concessão de medida cautelar para suspender, até o julgamento definitivo da presente ação direta”, declarou o Ministro do STF.
Com a ordem, os efeitos da lei estadual estão suspensos e a Amazonas Energia pode voltar a instalar novos medidores de energia.
Foto: Divulgação
Fonte: Porto de Lenha
wcd manaus Dia Mundial da Criatividade amazonas manaus amazonas espetáculo diário das marias manaus empoderaELA mulheres amazonas manaus projeto viagem amazonas aeroporto de manaus manaus apagão manaus sem energia amazonas energia elétrica manaus banda Raimundos Amazonas Food Festival amazonas lider religioso investigação amazonas operação mateus pc-am manaus aliciamento de menor aulas manaus cronograma amazonas ead cetam mpf ditadura no Amazonas predios ruas amazonas manaus transformação amazonas manaus capacitação projeto ct