Paulo Borges, idealizador do São Paulo Fashion Week assina o evento de moda.
Com o intuito de reproduzir a beleza amazônica, mostrando para o público elementos artísticos, que resgatam a ancestralidade dos primeiros povos da região, o Manauara Shopping convidou o produtor Paulo Borges, idealizador do São Paulo Fashion Week (SPFW) para produzir o Desfile “Eretse”. O evento está marcado para acontecer no dia 14 de outubro, às 20h, no Deck Buritizal, da Praça de Alimentação do centro de compras.
Os looks serão uma mistura orgânica entre roupas e acessórios de lojas do Manauara e peças do vestuário de várias etnias locais, que serão trazidos pelos modelos indígenas, participantes do desfile. Entre os modelos que estarão na passarela, vale destacar a presença da recordista do SPFW, Dandara Queiroz, participando de 10 desfiles na última edição do evento. Descendente de índios tupis, já trabalhou para várias grifes conhecidas internacionalmente.
Outra novidade, será a substituição das maquiagens tradicionais, por tatuagens pintadas com a tinta extraída do jenipapo verde, que dura em média 15 dias no corpo, tendo como proposta, mostrar, por meio do grafismo corporal e facial, o significado de cada traço e expressões nativas, sendo uma das mais ricas formas de expressão cultural.
*A produção artística*
Além do produtor Paulo Borges, o criador do famoso SPFW e líder na organização da moda nacional como setor criativo, econômico e sociocultural, o evento leva a assinatura do stylist Paulo Martinez. Na ocasião, Martinez estará fazendo a seleção de roupas e acessórios das lojas do Manauara, combinando harmonicamente com os elementos trazidos por indígenas para a composição dos looks.
A artista Thais Kokama, hoje moradora da aldeia Iambé, também faz parte da equipe de produção, e deve estampar a arte do grafismo na cenografia do espaço e no corpo dos modelos. Os traços tribais feitos pela amazonense lembram que a pintura é uma forma de diálogo e representatividade das etnias da região.
A musicalidade indígena ficará por conta da cantora Djuena Tikuna. Prestigiada nacionalmente, a artista tem uma carreira baseada na valorização da língua dos povos originários, fazendo um resgate histórico-cultural e promovendo a Amazônia. Além disso, a Orquestra de Câmara do Amazonas com regência do Maestro Otávio Simões terá uma participação mais que especial, em uma fusão musical que promete emocionar todos os presentes.
*O Buritizal é a alma do projeto*
Integrado à praça de alimentação, o Buritizal se tornou a alma do evento e a fonte de inspiração do projeto. A área verde, preservada desde a construção do shopping, serve como ponto de passagem de várias espécies de pássaros durante o dia.
Segundo Paulo Borges, toda a produção do evento foi pensada em torno da simbologia que a palmeira representa para os povos originários. Ela tem uma importância muito grande, sendo inclusive personagem de lendas em comunidades ribeirinhas.
“Elaboramos um projeto que valorize as belezas dos povos originários. E quando vimos que o Manauara possui essa área, ficamos encantados. O Buriti tem uma importância enorme no meio ambiente e juntamos tudo isso neste projeto”, afirmou Paulo.
Para Izabel Portela, Superintendente do Manauara Shopping, o evento vai valorizar e reproduzir toda a cultura amazônica. A ideia é dar projeção nacional ao que existe de mais belo na nossa região, enaltecendo, inclusive, o talento dos artistas locais.
“O desfile irá nos mostrar, com uma abordagem diferenciada, todo o potencial e força que possuímos e herdamos de nossos ancestrais. Valorizar cem por cento a cultura local, faz parte do coração do Manauara, vendo que estamos inseridos em um espaço privilegiado. É um prazer enorme ter esta parceria com o Paulo e a equipe ser construída, é um sonho realizado”, revelou Izabel.
*Sobre o Manauara Shopping*
Inaugurado em abril de 2009, o Manauara Shopping tem sua temática inspirada na fauna, na flora e na cultura da Amazônia, representados em grafismos, decoração, e mobiliários que possuem acabamento com cores e materiais do artesanato local. O “Encontro das Águas” dos rios Negro e Solimões, uma das maiores atrações turísticas de Manaus, inspirou o logotipo do empreendimento e está representado na cobertura do edifício.
Com 47 mil m² de ABL, possui 234 lojas distribuídas entre os seus quatro pisos: Buriti, Açaí, Tucumã e Castanheiras. Além de 13 lojas âncoras, Magic Games – espaço de jogos e diversões eletrônicas – e um teatro com 600 lugares.
O Manauara Shopping tem certificação na ISSO 14001 (Meio Ambiente) concedidas em 2012 e ISSO 45 (Saúde e Segurança) concedida em 2019. Possui também o Certificado de Excelência 2016, na categoria Compras do TripAdvisor, pela boa qualidade das avaliações que recebe de clientes e visitantes e está em terceiro lugar na categoria Pontos Turísticos da cidade de Manaus.
Foto: Divulgação
Fonte: *Com informações Assessoria
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