A matemática é uma das paixões de Benício Gonzaga, de apenas 5 anos, que consegue resolver questões numéricas usando um simples brinquedo com blocos de montar. O pequeno amazonense entrou para a Sociedade Mensa - o mais antigo e tradicional clube de pessoas com alto quociente de inteligência (QI) do mundo.
Segundo os pais de Benício, desde os primeiros meses de vida o garoto demonstra ter habilidades acima da média. Com um ano de idade ele já reconhecia as letras e vogais. Com três anos já sabia as cores em inglês, além disso sabia ler frases inteiras.
O profissional de recursos humanos Joegde Vasconcelos, pai de Benício, conta que sempre incentivou as habilidades do filho.
“A gente identificou desde cedo. Ele começou a perceber audições de outras línguas, a contar e controlar uma quantidade boa de formas geométricas, por exemplo. Desde pequeno ele também falava todas as cores, as frutas, e isso em outros idiomas. Ele identificava muito rápido”, conta.
A diferença entre as habilidades de Benício e de outras crianças foi notada quando o garoto tinha 3 anos e foi matriculado em uma creche. A mãe de Benício, a professora Hercilaine Alves, relembra que as habilidades do filho chamaram a atenção.
“Nós tivemos esse impulsionamento numa creche que ele estava quando ele tinha três aninhos e a professora disse: - ‘Olha, eu fui falar sobre as figuras e ele já sabia o que era um paralelepípedo, um hexágono e nos chamou a atenção”, relembra a mãe do garoto.
Avaliação profissional
Hercilaine decidiu procurar ajuda profissional assim que foi alertada pela professora. Foi quando Benício passou por uma série de testes e avaliações que ajudaram a detalhar suas aptidões.
Apesar de ter apenas 5 anos, os testes mostraram que Benício tem a capacidade intelectual de uma criança de 8 anos. A neuropsicóloga Elenara Perin Dias foi uma das profissionais que fizeram os testes no menino, com cerca de 15 sessões. Ela considera o acompanhamento fundamental.
“De fato, é essencial esse acompanhamento que a família foi fazendo, essa demanda que o Benício foi trazendo pra família e a família, claro, foi dando esses subsídios e oferecendo oportunidades para que ele fosse se conhecendo”
Incentivo à infância
Mas se engana quem pensa que Benício não aproveita os dias de infância. O menino também é apaixonado por quadrinhos, dinossauros e em fazer desenhos simples em papel ofício.
Assim como outras crianças da idade dele, a família estabeleceu uma rotina com espaço para brincadeiras de sua faixa etária. Joegde reforça que pretende manter o desenvolvimento do menino de forma natural.
Foto: Arquivo pessoal
manaus amazonas Jean Cleuter Simões Mendonça OAB-AM oab Projeto Voo Campeão esporte manaus amazonas artesa expoartes amazonas cultura manaus manaus Festival Nema led show amazonas manaus denuncias amazonas black friday procon-am teatro natal manaus programação aplicativo cultura atelie 23 Sebastião musical teatro oportunidade amazonas manaus seminário sauim de coleira ufam cultura programação amazonas manaus natal literatura clube de madrugada amazonas manaus
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris. But I must explain to you how all this mistaken idea of denouncing pleasure and praising pain was born and I will give you a complete account of the system, and expound the actual teachings of the great explorer....