Casa Mamãe Margarida promove Baile de Debutantes para vítimas de violência em Manaus


A casa de acolhimento Mamãe Margarida realizará no dia 20 de outubro, o Baile de Debutantes Edição 2022, que empodera adolescentes vítimas de violações de direitos na capital. O evento está sendo planejado para ser um dia inesquecível na vida de 15 debutantes, que são atendidas pela instituição, localizada no bairro São José II, zona Leste de Manaus.


Segundo a psicóloga da instituição, Vanuza Campanini, o evento é proporcionado para que as jovens resgatem o valor na autoestima, e o empoderamento feminino.


“O evento foi criado para trabalhar a autoestima dessas meninas, porque muitas perderam a autoestima ou a valorização pela vida, devido terem passado por alguma violação de direito. Por isso, a festa vem para resgatar esse amor próprio, essa confiança, e para fazer com que elas tenham mais forças para mudar de vida, tornando-se protagonistas das suas histórias”, conta a psicóloga.


O grande destaque do baile neste ano é a parceria com a rede de farmácias Santo Remédio e a Morada Buffet Manaus, que também completam 15 anos de atendimento em 2022. Em celebração ao marco, as parceiras irão oferecer, gratuitamente, serviços de manicure e pedicure para as debutantes e o espaço de festas, tornando possível o primeiro baile fora da sede institucional.


A psicóloga e uma das organizadoras, afirma emocionada sua gratidão pela atitude das empresas, e ressalta que tal ação contribuirá para um momento marcante na vida das meninas, gerando mudanças psicológicas e pessoais.


“O sentimento maior é de felicidade, pois a gente vê, a cada ano que passa, como mais pessoas e empresas vão se sensibilizando com a causa, e nós, que estamos à frente, vemos o quanto essa festa é importante para as meninas, o quanto elas esperam tanto por isso”, comenta Vanuza.


DOAÇÕES

De acordo com a organizadora, “São mais de 20 anos de festa, então, temos uma boa quantidade de roupas, além de continuarmos renovando durante o ano”. No entanto ela frisa, que a instituição ainda busca conseguir sapatos para as jovens.


“Ainda estamos com esse objetivo de conseguir calçar todas as meninas. Além disso, precisamos conseguir os docinhos para a festa, de um ônibus, porque a maioria das famílias das jovens mora no bairro São José II, e a festa vai acontecer no Morada do Sol. E elas não têm condições de pagar um transporte por aplicativo. Além disso, os pontos de ônibus são distantes do local da festa”, ressalta a organizadora.


Para quem deseja colaborar com alguma doação, a casa Mamãe Margarida estará recebido a doação desde de vestimentas a alimentos, já que as jovens também fazem as três refeições na instituição. O PIX para recebimento de qualquer valor é o CNPJ da casa de acolhimento: 04.566.352/0001-60. Razão social: Inspetoria Laura Vicuna/Casa mamãe Margarida.


SOBRE A CASA MAMÃE MARGARIDA

Nascida da contribuição social de freiras salesianas, a casa Mamãe Margarida realiza trabalhos sociais com os moradores do bairro São José II.

Há mais de três décadas, o espaço recebe meninas sociovulneráveis e vítimas de violência sexual, contribuindo com sua educação (do 2º ao 5º ano do ensino fundamental) e formação, por meio de cursos de dança, teatro, arte criativa e manual.

Atualmente, 270 jovens são acolhidas pela instituição.




Fotos: Chico Batata

Fonte: *Com informações assessoria