Pessoas a partir de 18 anos de idade com alto grau de imunossupressão podem receber a 5ª dose da vacina contra a Covid-19, em Manaus. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a aplicação da dose para o público está disponível nos mais de 80 pontos de vacinação da cidade.
A secretária da Semsa, Shádia Fraxe, explicou que deve ser respeitado um intervalo de pelo menos quatro meses desde o recebimento da 4ª dose, conforme recomendação do Ministério da Saúde.
A secretária informou que o Ministério da Saúde considerou a necessidade de adequar o esquema vacinal para imunossuprimidos por conta da redução da efetividade da vacina nesse público, comprovada a partir de estudos científicos, por conta de sua condição preexistente de saúde.
“A quinta dose está sendo ofertada normalmente dentro da campanha, nos mais de 80 pontos de vacinação contra a Covid administrados pela secretaria. É importante que os usuários apresentem um laudo que comprove sua condição de imunossupressão, junto do documento de identificação com foto e o cartão de vacina, que conste as doses recebidas anteriormente”, disse a secretária.
Grávidas e adolescentes
De acordo com a titular da Semsa, o intervalo de quatro meses para a quinta dose também é válido para gestantes e puérperas com imunossupressão, a partir de 18 anos de idade. Já os adolescentes imunossuprimidos, de 12 a 17 anos, podem tomar até a 4ª dose, quatro meses após a aplicação da 3ª.
A medida beneficia pessoas com as seguintes condições:
Os usuários também podem tirar dúvidas e conferir os detalhes da campanha nas redes sociais da secretaria (@semsamanaus no Instagram e Semsa Manaus no Facebook).
Escambo Rede Parente manaus projeto amazonas amazonas politica fred ramos manaus amom mendel amazonas justiça manaus uber briga pagamento futebol arena da amazônia jogo jogo das estrelas manaus amazonas ronaldinho gaucho apagão amazonas queda de energia manaus Amazonas Energia SA procon-am wcd manaus manaus amazonas Dia Mundial da Criatividade diário das marias manaus amazonas espetáculo amazonas empoderaELA manaus mulheres projeto amazonas manaus viagem aeroporto de manaus amazonas sem energia energia elétrica apagão manaus