Igreja Católica reúne lideranças para refletir sobre desafios e projetos de atuação na Amazônia

Neste fim de semana, de 21 a 23 de outubro, acontece a Assembleia Sinodal Arquidiocesana, evento em que o Cardeal Leonardo Steiner estará reunido com padres, diáconos, religiosos e religiosas e lideranças leigas para discutir o instrumento de trabalho preparado para este momento a partir da escuta junto a diversos grupos (família, comunidades rurais e ribeirinhas, indígenas, ribeirinhos, padres, diáconos, vida consagrada e leigos). 

Serão cerca de 260 participantes representantes das paróquias, áreas missionárias, pastorais e movimentos que fazem parte da Igreja de Manaus, incluindo os municípios que fazem parte da Arquidiocese de Manaus (Careiro Castanho, Careiro da Várzea, Iranduba, Manaquiri, Novo Airão, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva e Manaus).

O evento é o ápice de um processo que iniciou em março de 2021, quando o arcebispo Dom Leonardo Steiner convocou uma Assembleia Sinodal Arquidiocesana.  “Nós estamos para terminar a primeira etapa da Assembleia Sinodal e isso significa que temos que pensar elementos e dinâmicas que nos ajudem a continuar o caminho juntos para sermos uma presença mais encarnada, mais libertadora e transformativa. [...] Nós aqui não estamos apenas para representar e sim para escutar e repercutir o que for estudado, sendo os transmissores de uma igreja que quer ser a presença de Deus”, destaca o Cardeal Leonardo Steiner.

Padre Geraldo Bendaham, coordenador de pastoral da Arquidiocese de Manaus e integrante da coordenação desta assembleia, afirma que nossa igreja está em um processo importante de atender o pedido do Papa Francisco de fazer realidade uma Igreja em saída, cada vez mais participativa, que esteja próxima das pessoas para escutar suas necessidades, ser presença acolhedora, amorosa e misericordiosa de Deus. 

O encontro acontece no Centro de Treinamento Maromba e inicia nesta sexta-feira, às 19h, e encerra no domingo, às 12h. Depois os participantes são convidados a participar da Caminhada Missionária que inicia às 17h, saindo da Catedral Metropolitana de Manaus e chegando ao Santuário São José Operário (Centro) onde acontecerá a Missa pelo Dia Mundial das Missões. 

Fonte: Com informações da Assessoria de Imprensa