Fotográfo dá um zoom em uma formiga e captura um Monstro

Uma fotografia de close-up de uma formiga foi enviada como submissão para o 48º Concurso Anual de Fotomicrografia Nikon Small World – e os resultados são bizarros.


A foto do pequeno inseto, capturada pelo Dr. Eugenijus Kavaliauskas de Taurage, Lituânia, mostra os olhos vermelhos e redondos da formiga, a expressão raivosa e o que parece ser dentes longos e afiados.


Kavaliauskas capturou esta foto da formiga usando luz refletida com ampliação de lente objetiva de 5X, de acordo com a competição.

A foto tem na internet e vem  enlouquecendo sobre o que poderia substituir um monstro em um filme de terror.


No entanto, o intrincado instantâneo que provocou tanta conversa e choque nas mídias sociais não foi colocado na competição Small World.


Em vez disso, o vencedor do primeiro lugar da Nikon, Grigorii Timin e o Dr. Michel Milinkovitch da Universidade de Genebra, apresentaram uma foto detalhada da mão embrionária de uma lagartixa gigante de Madagascar mostrando a estrutura interna completa em cores vibrantes.


Isto é o que levou o prêmio máximo.


“Combinando com maestria tecnologia de imagem e criatividade artística, Timin utilizou microscopia de alta resolução e costura de imagem para capturar esta espécie de lagartixa Phelsuma grandis”, disse Nikon em um comunicado à imprensa.


“Com uma técnica visualmente impressionante e meticulosa, Timin usou a costura de imagens para mesclar centenas de imagens para criar a imagem final de sua lagartixa”.






Timin comentou: “Esta imagem em particular é bonita e informativa, como uma visão geral e também quando você a amplia em uma determinada região, esclarecendo como as estruturas são organizadas em um nível celular”, de acordo com o comunicado à imprensa.


Outros 20 principais envios incluíram fotos de um osso de dinossauro “agatizado”, um close-up fluorescente de um besouro-tigre segurando uma mosca, seções transversais de um cólon humano e uma aranha de pernas longas com o que parece ser um rostinho adorável.


A competição Nikon Small World vem apresentando “fotografia sob o microscópio” desde 1974.


Os juízes do concurso analisaram inscrições de todo o mundo.


As inscrições foram avaliadas em originalidade, conteúdo informativo, proficiência técnica e impacto visual, de acordo com a Nikon.


A competição de 2022 recebeu quase 1.300 inscrições de 72 países diferentes.


Foto: Divulgação 

Fonte: Com informações da assessoria