Promovida neste mês de outubro, a 12ª Mostra Musical do Colégio Lato Sensu homenageou, ao longo de quatro dias, no Teatro Manauara, cantores e grupos da Região Sudeste do País. O projeto visa estimular a valorização da riqueza cultural musical e expressiva, além de potencializar a criatividade dos alunos.
De acordo com Thelvana Rodrigues, professora de música do Lato Sensu, após dois suspenso por conta da pandemia, o festival deste ano representa um “marco para o recomeço”. “Todos estávamos na expectativa de como seria, tendo em vista os dois anos musicalmente parados. Tivemos que mudar a dinâmica de apresentações a qual estávamos habituados em face a nova estrutura escolar. Mas no final, para nossa alegria, tudo deu certo e os alunos superaram todas as expectativas. A participação em massa de todos foi o termômetro de que continuamos no caminho certo”, comenta ela.
Ela destaca que a mostra já homenageou outras regiões do País como Norte, Nordeste e Centro-Oeste, mas que este ano foi escolhida a Região Sudeste. “Um dos aspectos pedagógicos da nossa mostra, é que os alunos conheçam nossa cultura musical, nossos ritmos e nossos artistas. Dividimos isso pelas regiões e, a cada ano, focamos em uma localidade. Este ano, fizemos o Sudeste e os alunos puderam homenagear artistas como: Titãs, Legião Urbana, Melim, Luciana Mello, Grupo Revelação, Lulu Santos, entre outros”, detalha.
Conforme Thelvana, todos os alunos de todas as séries participam da dinâmica, desde o maternal até o 7º ano. Além disso, dentro do pedagógico musical, todos os estudantes apresentam uma música do repertório erudito que faz parte do paradidático estudado pela turma, onde passam a conhecer um pouco da história da música ocidental, por meio de grandes nomes como Bach, Brahms, Tchaikovsky, Mozart e Beethoven. Eles também apresentam uma música brasileira da região escolhida e uma música estrangeira, utilizando a interdisciplinaridade entre o espanhol e o inglês.
Foto: Divulgação
Já a professora Olívia Portantiolo, diretora pedagógica do Lato Sensu, revela que a felicidade e a emoção de nossos alunos, das famílias e da equipe foram marcantes nessa edição da mostra. “Ele (evento) assinala a retomada desse projeto tão rico e tão querido de todos, após as fortes limitações que a pandemia nos impôs nos dois últimos anos. Recebemos muitos depoimentos sobre o belíssimo trabalho realizado por nossos alunos e nossos professores, e como eles surpreenderam e encantaram a todos”, diz ela.
Após ‘colher’ os feedbacks dessa edição, o Lato Sensu já começa a pensa na edição de 2023. “Agora é hora de avaliar os resultados e realimentar o processo de construção para o ano seguinte. A Mostra Musical é um evento integrado ao plano de ensino, que se constrói ao longo do ano. É sempre foco de muita atenção e enorme dedicação de todos: alunos, professores e equipe da escola. Todos os anos nos preparamos para entregar sempre mais qualidade e encantamento. E ano que vem, não será diferente. Aguardem a próxima edição”, finaliza a diretora pedagógica.
Dia Mundial da Criatividade manaus amazonas wcd manaus manaus espetáculo diário das marias amazonas projeto amazonas mulheres manaus empoderaELA manaus aeroporto de manaus amazonas viagem amazonas manaus apagão energia elétrica sem energia Amazonas Food Festival banda Raimundos manaus amazonas amazonas lider religioso investigação aliciamento de menor operação mateus pc-am manaus ead cronograma cetam manaus amazonas aulas manaus mpf ditadura no Amazonas ruas amazonas predios transformação projeto ct capacitação manaus amazonas