O surgimento do Halloween aconteceu em algum momento entre o século XIV e o século XVIII e tem total relação com a cristianização das áreas que praticavam o Samhain (Irlanda, Escócia e País de Gales). Uma prática muito comum da Igreja Católica, durante a cristianização da Europa, era a de criar festividades cristãs na mesma data em que eram realizados festivais pagãos.
O Halloween é uma festa muito tradicional nos Estados Unidos, onde todos se fantasiam neste dia. A origem dessa celebração remonta aos celtas e a uma festividade tradicional desse povo chamada Samhain. Esse festival era uma das comemorações mais importantes do calendário celta e era realizado como um marco do fim do verão. Era também uma passagem de ano para esse povo.
A festa também tinha um significado místico, pois os celtas acreditavam que as barreiras que separavam o mundo dos mortos e o mundo dos vivos deixavam de existir. Com isso, acreditava-se que as almas dos mortos do último ano poderiam vagar pela Terra. Durante a comemoração eram construídas fogueiras que tinham como objetivo manter os mortos longe dos vivos, onde eram acesas em diversos locais. A fartura dos alimentos servia para homenagear os mortos e para celebrar as colheitas que os abasteceriam durante o inverno.
Com isso, iniciou-se uma grande tradição em países como a Inglaterra, que, em 1º de novembro, celebrava o All Saints Day (dia de homenagem aos santos) e, em 2 de novembro, celebrava o All Souls Day (dia de orar pelos mortos). O dia 31 de outubro acabou transformando-se em All Hallows’ Eve, que significa “véspera do Dia de Todos os Santos”.
Os brasileiros também aderiram a esta data que é conhecida como o “Dia das Bruxas” e também é marcado por festas nas quais as pessoas fantasiam-se de monstros, tais como vampiros e zumbis. Em alguns lugares do país, as pessoas reproduzem a tradição da distribuição de doces.
Para manter esta tradição em Manaus o Grupo Dedé resgata esta celebração e terá uma programação especial em suas unidades, nas Cachaçarias do Dedé do Manauara, Ponta Negra e Dedé Boteco, a população amazonense pode desfrutar de um ambiente com decoração temática, espaço instagramável para eternizar o momento e até drinks especiais criados para esta data batizados com nomes sugestivos como: Família Adams, Halloween Hills e Rede Moinho do Além e um cardápio delicioso e de qualidade assinados pelo chef Dedé Parente.
Já o restaurante Terra&Mar, estará com uma programação voltada para a criançada com o Especial “Halloween Kids”, no dia 27, a partir das 18h, no salão de eventos da casa, com muitas brincadeiras, pula pula, concurso de fantasias, oficina de cookies halloween e edição especial de padeirinhos, tudo isso para a diversão dos pequenos com muito doces e travessuras. O passaporte está à venda na sede do restaurante, localizado na av. Mário Ypiranga, 1039, Adrianópolis, para fazer reservas e mais informações pelo contato 92 98419-2558.
Foto: Divulgação
doação manaus literatura livros ufam cetam oportunidade manaus vagas educação amazonas iel manaus educação oportunidade natal largo de são sebastião amazonas decoração manaus amazonas manaus diego bauer 10ª edição do Amazônia (Fi)Doc cinema filme jair bolsonario brasil policia federal investigação ads compra peixe oportunidade feira amazonas manaus amazonas manaus economia exportação alemanha procon am discriminação amazonas manaus festival de parintins boi garantido parintins amazonas
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris. But I must explain to you how all this mistaken idea of denouncing pleasure and praising pain was born and I will give you a complete account of the system, and expound the actual teachings of the great explorer....