Em divisão nítida do país, Luís Inácio da Silva, vence segundo turno das eleições


O candidato Luiz Inácio 'Lula' da Silva (PT) foi eleito, no segundo turno das eleições de 2022 ocorrido no domingo (31). O petista derrotou seu adversário e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) com mais de 59 milhões de votos dos votos válidos, contra aproximadamente 57 milhões do atual mandatário. No momento, 99% das urnas foram apuradas.

Em uma coletiva, realizada na Avenida Paulista, em São Paulo, Lula agradeceu aos brasileiros que foram às urnas para exercer o seu papel de cidadão. "O povo que votou em mim e o povo que votou no adversário, eu quero dar os parabéns. Estou aqui para governar o país em uma situação difícil, mas eu tenho fé em Deus que vamos achar uma saída para o país viver harmonicamente", falou. 

"Não existem dois 'Brasil', somos uma única nação. Não importa o partido dos governadores e os prefeitos. Vamos sempre pensar no desenvolvimento econômico e social da população brasileira", destacou Lula. 

Conheça o candidato

Nascido em Garanhuns (PE), Luiz Inácio Lula da Silva se mudou ainda criança para o estado de São Paulo. Durante a adolescência, completou um curso de torneiro mecânico em uma unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e, posteriormente, passou a trabalhar como metalúrgico na cidade de São Bernardo do Campo, quando também começou a se envolver com a atividade sindical.

No final dos anos 1970 e 1980, Lula liderou grandes greves de metalúrgicos da região do ABC paulista. Junto a outros sindicalistas, intelectuais e militantes de movimentos sociais, fundou o Partido dos Trabalhadores (PT).

Pela legenda, se tornou deputado da Assembleia Constituinte que aprovou a Constituição de 1988 e foi derrotado nas eleições presidenciais de 1989, de 1994 e de 1998. Foi eleito para o posto mais alto do país em 2002, tendo sido reeleito em 2006. Deixou a Presidência em 2010, sendo sucedido por sua então ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, que venceu as eleições com o seu apoio.

Em 2017, Lula foi condenado a nove anos e seis meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro. Em 2018, teve a prisão decretada pelo então juiz Sergio Moro. As condenações foram anuladas em 2021 pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que considerou que a 13ª Vara Federal em Curitiba não tinha competência legal para julgar as acusações. O STF também considerou posteriormente que Moro agiu sem a devida imparcialidade no processo.

Aos 77 anos, Luiz Inácio Lula da Silva busca seu terceiro mandato como presidente. O candidato a vice em sua chapa é Geraldo Alckmin (PSB) que foi seu adversário na disputa de 2006. Nascido em Pindamonhangaba (SP), ele tem 68 anos, é médico e professor. Alckmin foi um dos fundadores do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e ocupou os quadros do partido entre 1988 e 2021. Ele também foi constituinte e governou São Paulo em duas ocasiões: de 2001 a 2006 e de 2011 a 2018.

Fonte: da Redação do Porto de Lenha News