O Dia do Saci, um ser negro e pequeno que habita as florestas e é conhecido por suas travessuras, é comemorado anualmente em 31 de outubro, no mesmo dia em que se comemora o Halloween.
É muito comum no Dia do Saci se contar as lendas nacionais, fazer peças teatrais com o personagem, recriar a lenda do Saci-Pererê para as crianças, influenciando-as a valorizar o folclore. Esse é o objetivo: resgatar e valorizar o folclore brasileiro, promovendo a cultura e tradições brasileiras.
O hábito do saci de fumar cachimbo vem da influência das culturas indígena e africana. Outro elemento da cultura africana é o fato de o saci ter perdido uma das pernas após uma luta de capoeira.
A imagem do saci apresenta um ser mítico e travesso que realiza brincadeiras, daí as menções a uma criatura “endiabrada”. Por ser agitado, sempre está realizando travessuras por onde passa.
Dentro da lenda do pequeno ser mítico não existe apenas um; podem existir vários sacis praticando cada qual sua travessura, todos ao mesmo tempo. Na origem da lenda ele era um protetor da floresta e, por isso, muitos o consideram um personagem derivado da lenda do Curupira.
Foto: Divulgação
manaus amazonas venda de peixe em manaus consumo de peixe semana santa peixe Wilson Lima Segurança Pública do Estado amazonas reajuste manaus lgbt manaus cinema cultura amazonas cultura arte amazonas manaus Festival Zero 92 música manaus livraria valer cultura conversa amazonas indigenas plataforma amazonas senai manaus recursos humanos banco de talentos policia radares de velocidade fios de cobre detran video manaus amazonas amazonas Corredor Criativo da Amazônia FAO manaus ipaam denuncia manaus amazonas resgae caprichoso manaus amazonas garantido feijoada