Dia do Saci: veja curiosidades sobre o 'serzinho' mítico e "endiabrado"

O Dia do Saci, um ser negro e pequeno que habita as florestas e é conhecido por suas travessuras, é comemorado anualmente em 31 de outubro, no mesmo dia em que se comemora o Halloween.


É muito comum no Dia do Saci se contar as lendas nacionais, fazer peças teatrais com o personagem, recriar a lenda do Saci-Pererê para as crianças, influenciando-as a valorizar o folclore. Esse é o objetivo: resgatar e valorizar o folclore brasileiro, promovendo a cultura e tradições brasileiras.


O hábito do saci de fumar cachimbo vem da influência das culturas indígena e africana. Outro elemento da cultura africana é o fato de o saci ter perdido uma das pernas após uma luta de capoeira.


A imagem do saci apresenta um ser mítico e travesso que realiza brincadeiras, daí as menções a uma criatura “endiabrada”. Por ser agitado, sempre está realizando travessuras por onde passa.


Dentro da lenda do pequeno ser mítico não existe apenas um; podem existir vários sacis praticando cada qual sua travessura, todos ao mesmo tempo. Na origem da lenda ele era um protetor da floresta e, por isso, muitos o consideram um personagem derivado da lenda do Curupira.


Foto: Divulgação 

Fonte: Com informações de Costa Norte