O Projeto de Lei n° 399/2021, de autoria da deputada estadual Joana Darc (União Brasil) foi aprovado nesta terça-feira (1ª), pela Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM). A proposta determina a comunicação, por parte dos hospitais, clínicas e postos de saúde que integram a rede pública de saúde, a ocorrência de indícios de maus-tratos que envolva a Pessoa Com Deficiência.
Em sua justificativa, Joana Darc enfatiza que é cada vez mais comum, a violência física e psicológica, às Pessoas Com Deficiência, sendo um dos principais fatores que aumentam a propensão e a exposição aos atos de violência. "Existem inúmeros tipos de violência contra as Pessoas Com Deficiência e uma das piores é a psicológica, que é o preconceito, a discriminação, a exclusão social e a falta de respeito aos seus direitos de ir e vir", explica.
O texto explica que as denúncias devem ser por meio de ofício e encaminhada ao Ministério Público - MP do Amazonas. E, em caso de descumprimento, o estabelecimento de saúde responsável pelo atendimento à Pessoa Com Deficiência, sofrerá penalidade de advertência e pagamento de multa de R$ 2.000,00. Em caso de reincidência será cobrado o dobro.
Considera-se Pessoa Com Deficiência, aquela que tem impedimento de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com um ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
Projetos aprovados
Ainda na mesma sessão foram aprovados a Mensagem Governamental nº 31/2022 que institui o Cadastro Estadual para Adoção de Animais, e dá outras providências; o PL 538/2020, que dispõe da obrigatoriedade da presença de profissional habilitado em reanimação neonatal na sala de parto em hospitais, clínicas e unidades integrantes do Sistema Único de Saúde- SUS; PL 523/2021, que institui o "Selo Empresa Amiga da Pessoa Com Deficiência"; e o PL 577/2021 que Institui no Calendário Oficial do Estado do Amazonas a "Semana de Valorização de Artista Local"; PL 21/2022 - Institui a "Semana de Conscientização da Síndrome Pós-Pólio".
Foto: Divulgação/Aleam
semana santa amazonas consumo de peixe venda de peixe em manaus peixe manaus Wilson Lima amazonas Segurança Pública do Estado manaus reajuste cultura manaus lgbt cinema amazonas arte amazonas cultura manaus Festival Zero 92 música manaus indigenas cultura conversa livraria valer amazonas amazonas plataforma senai recursos humanos banco de talentos manaus radares de velocidade manaus amazonas video fios de cobre detran policia amazonas FAO manaus Corredor Criativo da Amazônia amazonas denuncia ipaam manaus resgae caprichoso manaus amazonas feijoada garantido