A Amazonas Energia identificou na última terça-feira (01), um posto de gasolina no Bairro de Flores, onde constatou-se desvio de energia elétrica antes da medição, que estava derivando do ramal de entrada de um transformador trifásico de 112,5 KVA.
Durante a abordagem, foram realizados os procedimentos de inspeção técnica, com a identificação da irregularidade que foi encontrada no local: desvio de três fases, derivando do ramal de entrada debaixo do piso da subestação. A unidade Consumidora ficou regularizada de forma imediata com a retirada do desvio, pela equipe da Amazonas Energia, sendo realizada a abertura de um Boletim de Ocorrência para comunicar o crime de furto de energia que será apurado pelo 12º DIP.
A empresa ressalta que a prática de ligações clandestinas, desvios e fraude na medição sobrecarrega os circuitos, afetando o serviço de distribuição para as pessoas que pagam suas contas corretamente, além de ocasionar curtos-circuitos que colocam em risco a vida dos amazonenses.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) considera nos cálculos da tarifa de energia as perdas por irregularidades/fraudes, ou seja, quanto maior a perda em uma região, maior o impacto na tarifa do cliente, e com isso o bom cliente paga pelo furto de quem desvia ou frauda o consumo. As ligações clandestinas no Amazonas são feitas de forma pulverizada, em residências, condomínios, indústria e comércios.
O efetivo combate ao furto de energia somente é possível com o envolvimento de toda a sociedade, inclusive dos governos estaduais e municipais. O furto de energia e a fraude de medidores são tipificados como crime, nos termos do código penal brasileiro, artigos 155 e 171, além de ser passível de penalidades administrativas, pois ninguém está isento de cumprir a Lei.
Denuncie pelo telefone e WhatsApp 0800 701 3001, pelo site amazonasenergia.com ou através do nosso App.
semana santa peixe amazonas venda de peixe em manaus manaus consumo de peixe amazonas manaus Wilson Lima Segurança Pública do Estado reajuste manaus amazonas cinema lgbt cultura manaus Festival Zero 92 cultura arte amazonas música cultura manaus livraria valer indigenas amazonas conversa manaus senai banco de talentos amazonas plataforma recursos humanos manaus amazonas fios de cobre radares de velocidade detran policia video manaus amazonas FAO Corredor Criativo da Amazônia resgae denuncia ipaam manaus amazonas amazonas caprichoso feijoada manaus garantido