O mês de novembro promete grandes emoções aos vestibulandos. Neste domingo (6) e segunda-feira (7) acontece o vestibular da Universidade Estadual do Amazonas (UEA). As provas do Sistema de Ingresso Seriado (SIS) da UEA estão previstas para o dia 8, enquanto as do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estão marcadas para os dias 13 e 20. Para ajudar os candidatos, a professora Fernanda Leal, do Vetor Centro de Estudos, destaca algumas estratégias que podem fazer toda a diferença no desempenho para as provas.
"Essas estratégias podem ser aplicadas dias antes da prova. Entre elas, ter tido uma boa noite de sono, ter contato com a luz do sol e beber água assim que acordar, ajudam no funcionamento neural e a organizar o ciclo circadiano, nome dado ao ritmo em que o organismo realiza suas funções ao longo de um dia", explicou a professora, que é autora do Método Leal, técnica de estudo oferecida com exclusividade em Manaus, através do Vetor Centro de Estudos.
Outra orientação de Fernanda é para que antes e no dia da prova o candidato não coma em restaurantes que não conheça, evitar alimentos gordurosos e, principalmente, aqueles que não costumam fazer parte da sua rotina. "Autoconhecimento é fundamental para saber como seu organismo funciona, porque não existe regra, não existe o alimento ideal", disse.
Especialista em Psicologia Positiva, Fernanda recomenda, antes de iniciar a prova, uma estratégia que faz parte do seu método, o POP, que significa Procedimento Operacional Padrão. Ou seja, ficar com as costas retas, queixo pra cima, fazer respirações profundas e pensar em motivos para sentir orgulho de si mesmo e acreditar que vai fazer uma boa prova. Isso ajuda, segundo ela, a elevar a autoconfiança do candidato.
"É fundamental direcionar o cérebro para que faça esse caminho mental, afinal, nada é mais motivacional que a nossa própria história. Esse exercício evita que ele fique buscando formas de se sabotar com pensamentos que vão fazê-lo pensar que irá mal na prova", afirmou.
Ao longo da prova a respiração diafragmática é uma estratégia essencial para fazer os candidatos se sentirem mais dispostos. Fernanda indica inspirar expandindo o abdômen e expirar contraindo-o, além de ajustar a postura, logo após resolver cada uma das questões.
Também para evitar o cansaço e até a sonolência por ficar muito tempo sentado, a criadora do Método Leal conta que a pausa para o banheiro também é uma estratégia. "Molhar o rosto, fazer uma corrida sem sair do lugar ou polichinelos, ajudam a despertar e aumentar o foco na prova", conta.
Ainda durante a prova, é essencial que o candidato não se apegue a questões difíceis ou que ele saiba que irá levar mais tempo para responder. Tempo é primordial, diz ela. Vale mais circular e deixar essas questões para o final, do que ter menos tempo para resolver aquelas que as chances de acerto são maiores.
livros manaus literatura doação ufam cetam manaus oportunidade amazonas educação vagas oportunidade educação iel manaus decoração manaus natal largo de são sebastião amazonas 10ª edição do Amazônia (Fi)Doc cinema filme diego bauer amazonas manaus investigação brasil jair bolsonario policia federal peixe amazonas oportunidade compra ads feira manaus economia alemanha exportação amazonas manaus discriminação manaus procon am amazonas parintins festival de parintins amazonas boi garantido
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris. But I must explain to you how all this mistaken idea of denouncing pleasure and praising pain was born and I will give you a complete account of the system, and expound the actual teachings of the great explorer....