5 de Novembro, Dia Nacional da Cultura: saiba quais as conquistas e lutas vivenciadas no meio cultural

Hoje é dia de celebrar toda a riqueza da cultura brasileira. A partir da contribuição de diversos povos, o Brasil produziu ao longo de sua história uma enorme diversidade de manifestações culturais. As músicas, a culinária, a literatura, o folclore e o artesanato expressam toda a multiplicidade cultural do nosso país.


O dia 5 de novembro foi escolhido como o Dia Nacional da Cultura em homenagem a Rui Barbosa, jurista, jornalista, político, diplomata, ensaísta e orador. Nascido em salvador Bahia, em 5 de novembro de1849, Rui Barbosa desempenhou importante papel político e cultural no Brasil. Foi autor de varias obras literárias e membro fundador da Academia Brasileira de Letras.


FOTOS: Emile Gomes/Divulgação


Conforme o secretário de Cultura do Amazonas, Candido Jeremias, o Dia Nacional da Cultura é uma data para lembrarmos das nossas raízes, costumes, nossa língua, nossa culinária, tudo que é naturalmente produzido pelo povo Brasileiro. É um momento de celebrar a riqueza da diversidade e manifestações culturais.


Segundo ele, Manaus e uma cidade rica e vasta culturalmente e isso está presente em sua história, costumes, tradições, artesanato, comidas, festas e manifestações religiosas e culturais, assim. como todas as iniciativas e  as manifestações culturais do Amazonas. 


"Dos festivais Folclóricos, como Parintins, do Amazonas e as Cirandas, passando por programas de editais de fomento exclusivos ao Interior do Estado, até movimentos de populares como o Encontro de Cultura Popular e Festival  Cultura Urbana (voltado ao Hip Hop). Tudo isso para garantir cada vez mais uma melhoria cultural e muitos são os pontos, como a formação de plateia aos artistas locais, desenvolver programas e ferramentas de sustentabilidade para as manifestações culturais e investir ainda mais em suas potencialidades. Estamos trabalhando para isso, sempre em diálogo e participação dos fazedores de cultura, concluiu Candido Jeremias.


Outro fator importante é o acesso à  cultura para a população como a  democratização dos programas e projetos para a classe artística.  De acordo com João Fernandes, produtor Cultural e fundador do Casarão de Ideias, a questão da democratização do acesso está sendo uma pauta pequena, pois, o fomento é muito e pequeno e muitas das vezes esta atrelado a questões de datas comemorativas. Para ele pensar cultura e politicas publicas é entender que essa atividade acontece o ano todo nas suas mais diversas linguagens, e é necessário um plano estratégico urgente.


"Todas as datas alusivas a cultura são de fundamental importância as comemorações, pois, pensar isso é cada vez mais difundir e possibilita que as pessoas entendam e reconheçam o valor e possam comprar as lutas diárias da categoria artística junto ao poder público" analisa. 


Ainda de acordo com o produtor,  a cultura deve ser tratada como um ministério ou secretaria que tenha um orçamento e possa lhe contemplar as mais diversas manifestações e ouvir o que a sociedade hoje busca e compreende como cultura, e ao mesmo tempo dialogar com novas formas de proporcionar e impulsionar esse cenário. " Difundir e fomentar, pois, isso é muito importante e necessário nesse novo momento que viveremos, e que possa ter um novo impacto sobre os trabalhadores da cultura, se eles são  impactados naturalmente a sociedade recebe mais projetos culturais e iniciativas para um ciclo natural do retorno das atividades"  conclui João Fernandes.


Foto: Divulgação

Fonte: Redação