Crianças e adolescentes lançaram mais uma edição do livro Novos Talentos

Com o título "Viva a Natureza Viva ", o Colégio Martha Falcão lançou neste sábado (5), mais uma edição do livro Novos Talentos. O evento aconteceu no auditório Nelson Falcão, localizado na sede da instituição, no bairro Adrianópolis. Neste ano, o projeto completa 22 anos e celebra o incentivo à leitura e escrita, além de dar voz às crianças e adolescentes.


"O projeto Novos Talentos contribui para o desenvolvimento da concentração, memória, raciocínio e compreensão, estimula a linguagem oral e amplia a capacidade criativa dos nossos alunos", destacou a diretora do Colégio Martha Falcão, Nelly Falcão de Souza.


Por meio de produções de texto, 155 crianças e adolescentes participaram do livro, na edição deste ano, que busca exaltar a natureza. A instituição tem no seu DNA o amor pelas causas ambientais, por conta da sua patrona, a professora, pesquisadora e ecologista Martha Falcão, falecida em 2016.


O diretor de marketing do colégio, Nelson Falcão, explica que, além de ser um chamado, o título "Viva a Natureza, Viva" também tem como objetivo provocar a reflexão do leitor por meio da palavra “vida”, utilizada de diferentes formas e sentidos, a vida dos seres humanos está condicionada à vida da natureza. 


"Queremos que nossos alunos do Ensino Fundamental ao Médio possam refletir sobre os efeitos da destruição do meio ambiente, suas causas e possíveis soluções. A produção desses textos é uma forma de plantarmos a semente de uma verdadeira conscientização ambiental que frutificará no futuro", disse Nelson Falcão.


O prefácio do livro deste ano foi escrito pela professora Cecília Maria de Souza, que é mestre em educação, membro da Academia de Letras, Ciências e Arte do Amazonas, Conselho Acadêmico do Clube dos Escritores de Piracicaba, Associação de Escritores do Amazonas, Comitê de Mobilização Social pela Educação do Amazonas, Fórum Municipal de Educação de Manaus, e presidente do Fórum de Educação do Amazonas.


"O livro Novos Talentos de 2022 partilha com os leitores um misto de sugestões e reflexões básicas, tipo: a solução dos problemas ambientais está no interior de cada um de nós; é o amor pelo meio ambiente que oportuniza a mudança interior capaz de contagiar os que estão em volta; é adquirindo um estilo de vida saudável que se pode garantir a sustentabilidade e manutenção da biodiversidade", pontuou a educadora.

Foto: Divulgação

Fonte: Com informações da Assessoria de Imprensa