Cores e Sentimentos: artistas locais exaltam Amazônia em exposição

A Amazônia é cercada de belezas e cores. Esse vai ser o tema principal da exposição 'Amazonas Cores e Sentimentos', que acontece de 20 de novembro a 2 de dezembro, no Hotel Intercity Manaus, sob curadoria de Fernando Salignac.

Marcos Castro, Júlio de Albuquerque, Bráulio Menezes e Jessé Araújo são os artistas que vão levar suas obras para a exposição. Eles lançaram o olhar sobre a fauna, a flora, o homem e, assim, os seus quadros apresentam situações e aspectos do Amazonas. Cada um vai levar 10 quadros para a galeria do Hotel Intercity. 

De acordo com o curador da exposição, Fernando Salignac, os artistas são amigos e juntos nutrem um carinho especial pela Amazônia. "A ideia é antiga. Eles me chamaram para ser o curador desta exposição e ajudá-los na escolha das obras. O principal objetivo é mostrar o trabalho deles, que é todo inspirado na Amazônia", afirmou. 

O lançamento vai ser inédito e todas as peças serão exclusivas. "Esse tipo de lançamento abre mais portas de divulgação na cidade. Afinal, os artistas locais precisam de uma força para que seus trabalhos ganhem a atenção do grande público", destacou o curador. 

As técnicas dos artistas são diversificadas. Algumas obras foram focadas em fortes pinceladas de cores, enquanto outras suaves e harmônicas para mostrar o contraste existente dentro da região amazônica. "Espero que a população do Amazonas venha apreciar o evento", diz Salignac. 


Salignac é curador da exposição. Foto: Arquivo Pessoal

Conheça os artistas da exposição 'Amazonas Cores e Sentimentos':


BRÁULIO MENEZES

Apresenta obras de pintura sobre tela com temática Amazônica que busca a identidade cultural por meio da mistura de elementos que compõem a construção do nosso povo.

MARCOS CASTRO

São 10 telas com pinturas retratando as paisagens e o cotidiano amazônico, com ênfase a partir de uma geografia singular, composta de natureza e pessoas, formando a complexidade regional, retratada pelas cores e formas traduzidas em pinceladas do acrílico sobre tela. 

JÉSSE ARAÚJO

Dedicado à temática Amazônica com sete esculturas de aço escovado focado nas Icamiabas – guerreiras amazônicas, além de duas telas, em óleo, sendo uma com o Muiraquitã, amuleto da sorte e a segunda com um símbolo ancestral. 

JÚLIO DE ALBUQUERQUE

Apresenta 10 obras, com técnica de óleo sobre tela, que retratam situações e aspectos do Amazonas. Ou seja, o artista tem o seu trabalho sedimentado em retratar a cultura e a biodiversidade amazonense.

Vernissage

No dia 19 de novembro, os quatro artistas participam de um vernissage da exposição 'Amazonas - Cores e Sentimentos'. O evento acontece a partir das 19h, no Hotel Intercity Manaus, na Rua Prof. Márciano Armond, 544 - Adrianópolis. A entrada é franca. 

Fonte: escrito por Carlos Ramos do Porto de Lenha