A primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será aplicada no próximo domingo (13). Os participantes vão encarar uma maratona de 90 questões de linguagens e ciências humanas e ainda deverão escrever uma redação. Para ajudar os estudantes, veja dicas de temas que podem aparecer no exame.
A professora de literatura e redação Raquel Gomes Sanches destaca que o Enem costuma cobrar temas ligados à cidadania e impactantes para a sociedade. Como os desafios da inclusão digital.
“A desigualdade social e a falta de acesso à internet ficaram evidentes durante a pandemia. Além disso, alguns direitos que necessitam da parte digital foram barrados, como o cadastro dos dados para conseguir o auxílio emergencial, por exemplo. O afastamento das crianças nas escolas por falta de internet, celular e computador também trouxe um impacto negativo para a educação do Brasil”, destaca.
Raquel e os professores do Descomplica apostam também nos seguintes temas:
Impactos da pandemia na alfabetização de crianças: pesquisas recentes apontam para a dificuldade que muitas crianças têm na leitura e na escrita, reflexo direto das aulas remotas durante a pandemia.
A dificuldade em romper o ciclo da insegurança alimentar no Brasil: com o aumento do desemprego e as dificuldades impostas pela pandemia, o Brasil voltou para o mapa da fome. A insegurança alimentar no país pode ser um tema abordado na prova.
Meio ambiente: aqui o estudante precisa ficar de olho nos tópicos de turismo sustentável e preservação da Amazônia. Nos últimos anos, o Brasil tem sido criticado pela comunidade internacional devido ao aumento de queimadas e desmatamento da floresta amazônica. O garimpo ilegal e, recentemente, o assassinato de Bruno Pereira e Dom Phillips merecem atenção.
Como combater fake news no Brasil: as fake news, ou notícias falsas, são um assunto recorrente em provas e exames. Em um ano de eleição, o assunto voltou a ser debatido na mídia; portanto, pode ser um dos temas da redação. Vale uma reflexão sobre o combate à desinformação e o impacto disso na sociedade.
Por fim, a violência doméstica pode ser um tema. Com a pandemia, houve um aumento do número de crianças e adolescentes que sofreram abusos e agressões. Também houve um salto nos casos de feminicídio no país.
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom Agência Brasil
amazonas manaus carteira estudantil sinetram Sebastião teatro cultura amazonas manaus cachorros animais amazonas maus-tratos manaus Cine Carmen Miranda amazonas cinema Joan Crawford manaus manaus amazonas ingresso cinema cultura promoção amazonas cultura manaus Grupo Jurubebas teatro amazonas calor ADS manaus feira verão amazonas Amazônia Mágica manaus projeto livro amazonas visita museu do seringal manaus turismo barco amazonia avião ecranoplano tecnologia