Enem 2022: veja dicas de possíveis temas para a redação

 A primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será aplicada no próximo domingo (13). Os participantes vão encarar uma maratona de 90 questões de linguagens e ciências humanas e ainda deverão escrever uma redação. Para ajudar os estudantes, veja dicas de temas que podem aparecer no exame.


A professora de literatura e redação Raquel Gomes Sanches destaca que o Enem costuma cobrar temas ligados à cidadania e impactantes para a sociedade. Como os desafios da inclusão digital.



“A desigualdade social e a falta de acesso à internet ficaram evidentes durante a pandemia. Além disso, alguns direitos que necessitam da parte digital foram barrados, como o cadastro dos dados para conseguir o auxílio emergencial, por exemplo. O afastamento das crianças nas escolas por falta de internet, celular e computador também trouxe um impacto negativo para a educação do Brasil”, destaca.


Raquel e os professores do Descomplica apostam também nos seguintes temas:



Impactos da pandemia na alfabetização de crianças: pesquisas recentes apontam para a dificuldade que muitas crianças têm na leitura e na escrita, reflexo direto das aulas remotas durante a pandemia.


A dificuldade em romper o ciclo da insegurança alimentar no Brasil: com o aumento do desemprego e as dificuldades impostas pela pandemia, o Brasil voltou para o mapa da fome. A insegurança alimentar no país pode ser um tema abordado na prova.


Meio ambiente: aqui o estudante precisa ficar de olho nos tópicos de turismo sustentável e preservação da Amazônia. Nos últimos anos, o Brasil tem sido criticado pela comunidade internacional devido ao aumento de queimadas e desmatamento da floresta amazônica. O garimpo ilegal e, recentemente, o assassinato de Bruno Pereira e Dom Phillips merecem atenção.



Como combater fake news no Brasil: as fake news, ou notícias falsas, são um assunto recorrente em provas e exames. Em um ano de eleição, o assunto voltou a ser debatido na mídia; portanto, pode ser um dos temas da redação. Vale uma reflexão sobre o combate à desinformação e o impacto disso na sociedade.


Por fim, a violência doméstica pode ser um tema. Com a pandemia, houve um aumento do número de crianças e adolescentes que sofreram abusos e agressões. Também houve um salto nos casos de feminicídio no país.


Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom Agência Brasil


Fonte: Com informações da Agência Brasil