Um vídeo que circula nas redes sociais, nesta quinta-feira (10), mostra milhares de peixes boiando nas águas de um lago da comunidade Paraná do Jussará, em Coari (a 363 quilômetros de Manaus). Segundo especialistas, o fenômeno se deve à baixa oxigenação da água, causada pela seca severa registrada em todo o Amazonas, neste ano.
As imagens mostram um tapete formado por peixe mortos em uma região conhecida por atrair pescadores justamente pelo alto índice populacional de ictiofauna - a fauna dos peixes.
De acordo com o biotecnólogo e técnico em Recursos Pesqueiros Jacksoney Lima, o baixo volume de chuva, por conta da seca extrema, reduziu a oferta de oxigênio nas águas do lago e dificultou a sobrevivência dos peixes no local.
"É um lago grande, que possui vários lagos menores que o compões. Sempre quando há baixa excessiva dos rios, o lago diminui o volume de água, e como há grande quantidade de peixes nessa região, diminuem também a quantidade de oxigênio. Além disso, quando esfria o clima, há uma inversão térmica, que também ajuda a diminuir o oxigênio, fazendo com que esses peixes fiquem nesse estado", explicou.
Enfrentado uma forte estiagem, o município de Coari segue em situação de emergência por conta do baixo nível do Rio Solimões.
Fonte: Redação
amazonas Dia Mundial da Criatividade manaus wcd manaus diário das marias manaus espetáculo amazonas amazonas projeto empoderaELA mulheres manaus amazonas manaus aeroporto de manaus viagem sem energia energia elétrica manaus amazonas apagão banda Raimundos amazonas Amazonas Food Festival manaus aliciamento de menor operação mateus pc-am manaus amazonas lider religioso investigação aulas manaus amazonas ead cetam cronograma amazonas ruas mpf predios ditadura no Amazonas manaus manaus amazonas capacitação transformação projeto ct