O projeto do futuro Casarão Thiago de Mello, na rua Bernardo Ramos, nº 66, Centro, teve a proposta de intervenção e restauro aprovada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Nacional do Amazonas (Iphan-AM), após consulta da Prefeitura de Manaus ao órgão federal.
Projetado por equipe do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), o casarão terá reforma e restauro do edifício eclético de dois pavimentos, hoje sem uso e abandonado, integrando o conjunto de intervenções da Prefeitura de Manaus para o programa “Nosso Centro”, lançado ano passado na gestão do prefeito David Almeida.
Conforme o parecer técnico 45/2022 do órgão, o imóvel faz parte de um conjunto arquitetônico de grande relevância para a cidade, em razão da sua localização na rua Bernardo Ramos, uma das vias mais antigas de Manaus. “Localiza-se em área de tombamento federal, na vizinhança de outros edifícios históricos como o Casarão de São Vicente, Centro Cultural Óscar Ramos, Museu da Cidade de Manaus, praça Dom Pedro II, Casarão da Inovação Cassina, Palácio Rio Branco, dentre outros”, diz o parecer, que tem validade de 6 meses.
O uso proposto para o casarão será de museu que conserva, difunde e expõe as obras do poeta, escritor, jornalista e amazônida Thiago de Mello, tornando-o um espaço público de valor e de promoção ao patrimônio cultural e material.
“Desde março de 2021 trabalhamos no ‘Nosso Centro’, uma sequência de intervenções que compõem o programa da gestão do prefeito David Almeida. E contamos com o comprometimento e a cooperação com o Iphan-AM, que tem buscado priorizar os projetos que vão promover reabilitação de parte do centro de Manaus”, disse o diretor-presidente do Implurb, engenheiro Carlos Valente.
Intervenções
Para a região, são quatro intervenções integradas que vão modificar a maneira que os manauaras enxergam a área central da capital, incluindo o mirante e o largo de São Vicente, além do Casarão de São Vicente. “Serão atrativos culturais, gastronômicos e especialmente turístico local, nacional e internacional, com previsão de entrega para junho de 2023. São projetos que Manaus sentirá orgulho quando estiverem concluídos”, completou Valente.
Uma exposição permanente com a obra, vida e história de Thiago de Mello vai ocupar o térreo do Casarão Amarelo. O acervo conta com a guarda da filha do escritor, a produtora Isabella Thiago de Mello, que vai ocupar a edificação datada de 1908, perenizando a poesia do artista para Manaus e o mundo e suas crenças no ser humano, na capital Manaus, na natureza, nas paixões e na memória.
Conforme o memorial descritivo apresentado pelo Implurb, o telhado original será restaurado e um anexo de características contemporâneas será demolido. O restauro da pintura deve ocorrer de acordo com os padrões originais da edificação, sendo as cores nas fachadas escolhidas em conformidade com o manual de pintura para o centro histórico.
Parceria
Isabella Thiago de Mello vem trabalhando há anos na biografia do pai, estudos que renderam dois documentários e dois livros, o primeiro sobre a vida e obra do poeta, e o segundo sobre o processo de tombamento das casas em Barreirinha. Isabella é presidente do Instituto Thiago de Mello e a parceria com a Prefeitura de Manaus vai dar espaço único à memória do autor de “Manaus, amor e memória” (1984), que retrata a capital, que foi tão importante na vida do jornalista.
Foto: Divulgação / Implurb e Marinho Ramos / Semcom
Fonte: Redação
livros manaus literatura doação ufam educação manaus vagas cetam amazonas oportunidade educação iel manaus oportunidade natal amazonas largo de são sebastião decoração manaus amazonas 10ª edição do Amazônia (Fi)Doc diego bauer cinema filme manaus investigação brasil policia federal jair bolsonario feira amazonas ads peixe manaus oportunidade compra economia manaus exportação amazonas alemanha discriminação amazonas procon am manaus parintins boi garantido festival de parintins amazonas
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris. But I must explain to you how all this mistaken idea of denouncing pleasure and praising pain was born and I will give you a complete account of the system, and expound the actual teachings of the great explorer....