O Boletim Epidemiológico da Covid-19 no Amazonas, divulgado nesta sexta-feira (11/11), com o quadro atualizado da doença, destaca que 96% dos pacientes hospitalizados por Covid-19 em Manaus, nos últimos 14 dias, não possuem esquema vacinal atualizado. O boletim atualizado está disponível em: https://bit.ly/3UvpTYF .
O boletim é uma produção da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM). A edição nº 18/Ano 1, analisa o período dos últimos dois meses, destacando os últimos 14 dias (26 de outubro a 8 de novembro).
Nesse período de 14 dias, foram hospitalizados 157 pacientes, sendo 132 com idade elegível para vacinação contra a Covid-19, 3 anos ou mais até o dia 8 de novembro. Desses 132 pacientes internados, 96% (127) não possuem o esquema vacinal atualizado, incluindo a aplicação de doses de reforço.
Ainda dos 132 pacientes, 30% (39) pacientes não tinham tomado nenhuma dose da vacina, 5% (6) não informaram o status vacinal, e 65% (87) tomaram pelo menos 1 dose da vacina. Ainda entre os que tomaram 1 dose da vacina, 95% (83) também não têm esquema vacinal atualizado.
”Precisamos lembrar que a vacina é para reduzir o risco de agravamento dos casos e óbitos por Covid-19. Neste sentido, a FVS-RCP mantém o alerta para que a população busque atualizar o esquema vacinal, incluindo as doses de reforço”, enfatiza a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.
Cenário
O boletim destaca que o Amazonas apresenta variação na média diária de casos de Covid-19, nos últimos 14 dias, com manutenção do “baixo risco” de transmissão da doença. A variação sinaliza aumento na média diária de 135 casos para 137, com o pico de 198 casos registrados no dia 2 de novembro. Ao todo, foram 2.242 casos de Covid-19 nas últimas duas semanas.
Os gráficos apontam que a variação foi puxada, principalmente pelo cenário no interior. No período analisado, houve redução de 36% (de 120 para 77 casos) no número médio diário de casos registrados na capital, e aumento de 275% (de 16 para 60 casos) no interior.
Em Manaus, nos últimos 14 dias, houve redução na ocupação de leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e de leitos clínicos, tanto na assistência pública quanto privada. Atualmente, são 16 pacientes internados em leitos de UTI e 33 pacientes em leitos clínicos na capital. A maior proporção de hospitalizações desses 14 dias foi na faixa etária de 60 a 79 anos, com 21% dos casos.
Quanto aos óbitos por Covid-19 das últimas duas semanas, foram registrados cinco casos. Desses, 4 são de Manaus e 1 residente do município de Urucurituba.
O boletim epidemiológico alerta ainda para a circulação da variante ômicron, do novo coronavírus, com maior proporção das sublinhagens BA.5.3.1 (90%). Também foram identificadas duas novas sublinhagens da ômicron: BA.5.1.2 e BQ1.
Referência
A FVS-RCP, vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), é responsável pela Vigilância em Saúde do estado. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os números para contato são (92) 3182-8550 e 3182-8551.
FOTO: Tiago Corrêa/UGPE
*Com informações da assessoria
Fonte: Da Redação
caça aos ovos páscoa caravana da páscoa amazonas maanaus mudança de nome castanha-do-amazonas castanha-do-pará amazonas manaus novo nome castanha amazonas festa da cunhã cultura manaus isabelle nogueira evento largo de são sebastião cultura manaus belezas amazonas amazonas manaus Jogo das Estrelas jogo arena da amazônia futebol amazonas vagas de emprego manaus pessoas com deficiência PCDs congresso manaus amazonas seminario itacoatiara seminario de matematica manaus amazonas Semana da Conciliação Trabalhista TRT-11 amazonas exibição de filme cultura manaus cinema Maternidade Ana Braga amazonas gemeas siamesas manaus parto