O primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022 não trouxe muitas novidades, na comparação com anos anteriores. Embora o banco de questões deste ano seja novo, temas como a pandemia de covid-19 não estiveram fortemente presentes nos conteúdos cobrados.
De acordo com a assessora de Arte do Sistema Positivo de Ensino, Karoline Barreto, a prova deste ano não trouxe grandes novidades em termos dos conteúdos cobrados.
“O banco de questões é novo, então esperávamos várias questões relacionadas à pandemia de covid-19, por exemplo, mas isso não se confirmou. Havia apenas três questões sobre isso, duas delas nas provas de línguas estrangeiras e uma na de Ciências Humanas”, detalha. Outros temas que ficaram de fora foram a Semana de 1922, que completou cem anos, e a guerra entre a Rússia e a Ucrânia.
Por meio das redes sociais, o ministro da Educação, Victor Godoy, anunciou o tema da redação deste ano: “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”. A assessora de Geografia do Sistema Positivo de Ensino, Rafaela Pacheco Dalbem, avalia que o tema escolhido segue uma lógica, na comparação a temas de anos anteriores. “Historicamente, a redação do Enem costuma trazer temas das Ciências Humanas. E, considerando as importantes contribuições de povos e comunidades tradicionais para a cultura do país, o tema deste ano cumpre um importante papel de chamar os estudantes à reflexão”, destaca.
Textos e temas atuais
Assim como aconteceu na redação, as questões de todas as áreas foram fortemente marcadas por assuntos atuais. Discussão sobre o papel da mulher na sociedade apareceu, por exemplo, em uma questão falando sobre Rayssa Leal, conhecida como “fadinha do skate”, que fez história ao ganhar a medalha de prata nas Olimpíadas de 2021, na categoria street. O uso excessivo de celulares e da internet e o feminicídio também estiveram entre os assuntos trazidos ao longo da prova.
Para Karoline, “o que marca o Enem 2022 é a constante menção a textos e temas muito contemporâneos, como o feminicídio. É uma oportunidade para que os candidatos possam pensar sobre fatos e desafios que eles encontram todos os dias, seja em suas rotinas, seja nos noticiários”.
Embora os temas e os textos escolhidos sejam atuais, ela avalia que não houve grandes mudanças entre o Enem 2021 e o Enem 2022. Nomes como Hanna Arendt voltaram a aparecer nos enunciados e textos de apoio, principalmente na prova de Filosofia. Em Geografia, por sua vez, muitas perguntas sobre Geografia Física e sobre o esgotamento da Geografia Urbana. Quase 3,4 milhões de pessoas estão inscritas para o Enem 2022. Além da prova deste domingo (13), os candidatos têm ainda a prova de Matemática e Ciências da Natureza, agendada para o próximo domingo (20).
Foto: Divulgação
literatura ufam livros manaus doação educação amazonas manaus vagas cetam oportunidade manaus oportunidade iel educação largo de são sebastião amazonas decoração natal manaus diego bauer cinema filme amazonas 10ª edição do Amazônia (Fi)Doc manaus investigação brasil policia federal jair bolsonario ads oportunidade manaus amazonas peixe feira compra amazonas economia manaus exportação alemanha discriminação manaus procon am amazonas amazonas boi garantido parintins festival de parintins
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris. But I must explain to you how all this mistaken idea of denouncing pleasure and praising pain was born and I will give you a complete account of the system, and expound the actual teachings of the great explorer....