Enem: parlamentares indígenas comemoram tema da redação

O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022 foi comemorado por parlamentares indígenas. Neste ano, os estudantes escreveram sobre os “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”.


Nas redes sociais, a deputada federal eleita Célia Xakriabá (PSOL-MG) comentou que a escolha do tema permite a valorização da história do Brasil e é motivo de comemoração. “É tempo de olhar para a nossa ancestralidade, para a nossa cultura e para nossos povos originários. Que isso entre nas escolas e no imaginário de todos os brasileiros e brasileiras”, escreveu.



Outra personalidade que comentou o tema da prova foi a deputada federal eleita Sônia Guajajara (PSOL-SP). “Desde a invasão em 1500 nossos direitos tem sido violados”, criticou.


As deputadas estão no Egito para participar da COP27 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas). Elas vão falar sobre o papel da mulher indígena na defesa do meio ambiente. Elas também têm os nomes cotados para assumir o Ministério dos Povos Originários, nova pasta prometida pelo presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), durante a campanha.



A deputada federal Joenia Wapichana (Rede-RR), que não conseguiu a reeleição, também se manifestou nas redes sociais. “É uma iniciativa justa tanto para a valorização quanto para existência da história e vivência dos povos originários do Brasil.”


Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mais de 2,4 milhões compareceram ao primeiro dia do Enem. Quem anunciou o tema da redação foi o ministro da Educação, Victor Godoy, nas redes sociais.


A prova deste domingo foi composta por 45 questões de linguagens (língua portuguesa, inglês ou espanhol), 45 questões de ciências humanas e a redação. No segundo dia do Enem, marcada para o dia 20, serão 45 questões de matemática e 45 questões de ciências da natureza.


Foto: Célia Xakriabá/INstagram

Fonte: Com informações do R7