Pecuaristas que têm em sua propriedade bezerras – bovinas e bubalinas – na faixa etária de 3 a 8 meses de idade, e que ainda não vacinaram o seu rebanho contra a brucelose terão até o dia 15 de dezembro para realizar o procedimento e fazer a notificação obrigatória junto à Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf).
A extensão da segunda etapa da campanha de vacinação contra a doença foi adotada pela Adaf para que os produtores sigam o mesmo prazo limite para fazer a notificação da vacinação e realizem a atualização cadastral dos animais, no sul do Amazonas.
A brucelose é uma zoonose monitorada por meio do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal (PNCEBT), regulamentada pela Instrução Normativa nº 10, de 3 de março de 2017, e pela Portaria nº 113/2020 da Adaf. A doença pode também acometer seres humanos, como aponta o diretor-presidente da Adaf, Alexandre Araújo.
“Por meio da vacinação das bezerras, a defesa agropecuária garante a sanidade dos animais e a qualidade dos produtos locais. A brucelose é uma zoonose que causa grandes prejuízos à pecuária amazonense e nacional, por isso, devemos diminuir o impacto negativo desta doença na saúde comunitária, promovendo uma maior competitividade da pecuária estadual”, destacou.
O coordenador estadual do PNCEBT, Bergson Lima, assinala que a vacinação é destinada apenas a fêmeas bovinas e bubalinas, na faixa etária de 3 a 8 meses de vida, sendo proibida a imunização de machos de qualquer idade. Bergson reforça ainda que, após a imunização dos animais, os criadores precisam fazer a comunicação do procedimento na Unidade Local da Adaf onde a propriedade estiver registrada.
“Para realizar a notificação é necessário apresentar a nota fiscal da vacina e o atestado de vacinação. Outro ponto importante é que apenas médicos veterinários ou auxiliares cadastrados junto à Adaf têm autorização para vacinar os animais contra a doença”, explicou.
Imunizantes
A Adaf alerta que fêmeas bovinas acima de oito meses deverão ter a vacinação regularizada utilizando a vacina RB51. Já as fêmeas dentro da idade vacinal deverão ser imunizadas com a vacina B-19.
Produzido a partir de uma bactéria viva atenuada, o imunizante pode causar infecção nas pessoas, caso seja manipulado de forma incorreta. As vacinas estão à venda nas casas agropecuárias cadastradas junto à Adaf.
Sintomas
Capaz de acometer também equinos, suínos, caprinos, ovinos e cães, a brucelose tem como sintomas mais comuns: aborto no final da gestação, nascimento de crias fracas, retenção de placenta, artrite e dificuldade para caminhar. Já nos machos pode haver inchaço dos testículos e infertilidade.
Foto: Divulgação
consumo de peixe manaus peixe venda de peixe em manaus amazonas semana santa Segurança Pública do Estado manaus amazonas reajuste Wilson Lima manaus cinema cultura amazonas lgbt amazonas música cultura arte Festival Zero 92 manaus indigenas manaus livraria valer amazonas conversa cultura senai manaus banco de talentos amazonas recursos humanos plataforma video fios de cobre manaus detran amazonas policia radares de velocidade amazonas Corredor Criativo da Amazônia manaus FAO manaus resgae amazonas ipaam denuncia amazonas caprichoso manaus feijoada garantido