Já imaginou chegar para educação física e encontrar a Amazonas Filarmônica na quadra poliesportiva? A música erudita ultrapassa barreiras, sai do local comum e ganha vida nas comunidades. Em comemoração aos 25 anos da Amazonas Filarmônica, os alunos da Escola Estadual Josué Cláudio de Souza – GM3, no bairro Coroado, zona leste de Manaus, recebem na sexta-feira (18/11), às 15h, o concerto da orquestra que integra os Corpos Artísticos do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
Para o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, a integração dos músicos com os alunos vai ao encontro da proposta do órgão, em tornar as manifestações culturais e as artes acessíveis a todos. “Nesses 25 anos de atuação, a Amazonas Filarmônica se tornou uma referência nacional no cenário lírico e um motivo de orgulho para os amazonenses. O talento dos nossos músicos será levado aos alunos do GM3”, disse o secretário.
“Queremos formar plateia de música erudita, mas queremos também contar a história dos compositores, das obras, proporcionar o contato dos alunos com os instrumentos, no sentido de estreitar a distância entre o gênero musical e a comunidade”, complementou Apolo.
O concerto terá como palco a quadra da escola do Coroado. A regência é do maestro assistente da Amazonas Filarmônica, Otávio Simões. Para ele, a logística de transportar uma orquestra para um local incomum é apenas um detalhe, diante do propósito recompensador. A ação conta com o apoio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto.
“Muitos manauenses nunca entraram no teatro ou assistiram a uma orquestra. Esse primeiro contato pode fazer a diferença na vida de alguém. Assim como nós, músicos, um dia, provavelmente, alguém se deparou com uma orquestra e se encantou”, disse.
Repertório
Obras diversificadas, nacionais e estrangeiras, praticadas pela Amazonas Filarmônica, serão levadas ao concerto, entre as quais trechos de abertura das óperas “Carmen”, de Georges Bizet, e “Il Guarany”, de Antônio Carlos Gomes; “Dança Húngara n. 5 em sol menor”, de Johannes Brahms; “Aquarela do Brasil”, de Ary Barroso; entre outras obras e compositores.
Para incentivar a iniciação musical e a difusão da música erudita, o maestro conta que uma breve explicação será levada aos alunos, antes de cada apresentação. “Vou falar um pouco para que o público possa se aproximar do que estão vendo e ouvindo. Vou ajudá-los a entender. É algo que faço sempre nos meus concertos e sempre tenho um feedback muito positivo. Isso é formação de cidadão”, finaliza Otávio.
O concerto tem duração de 70 minutos, e a atividade é direcionada somente aos alunos da instituição.
Foto: Divulgação
investigação jair bolsonario brasil policia federal manaus compra amazonas ads feira oportunidade peixe amazonas manaus economia exportação alemanha manaus discriminação procon am amazonas boi garantido festival de parintins parintins amazonas oab OAB-AM manaus amazonas Jean Cleuter Simões Mendonça esporte amazonas Projeto Voo Campeão manaus artesa manaus amazonas cultura expoartes Festival Nema amazonas led show manaus procon-am amazonas manaus black friday denuncias
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris. But I must explain to you how all this mistaken idea of denouncing pleasure and praising pain was born and I will give you a complete account of the system, and expound the actual teachings of the great explorer....