Graduandos que farão o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2022 precisam preencher, até o próximo sábado (26/11), o Questionário do Estudante, ferramenta obrigatória para concluir a prova. O teste será aplicado no próximo domingo (27/11).
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), até o fim da última semana, 405.201 estudantes enviaram o formulário. Esse número representa 67,75% dos 598.116 inscritos.
O envio do documento é a única forma de acessar o cartão de confirmação de inscrição, que informa o local de prova. Assim como a realização do teste, o preenchimento do questionário é obrigatório para a graduação. Caso o estudante não preencha o questionário ou não faça o exame, ele não poderá colar grau.
O Enade é um dos exames que compõem o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instituído em 2014. O objetivo do teste é aferir o desempenho dos estudantes em relação a conhecimentos, competências e habilidades desenvolvidas ao longo do curso de graduação.
Em 2022, o Enade avaliará cursos de bacharelado das áreas de administração, administração pública, ciências contábeis, ciências econômicas, direito, jornalismo, psicologia, publicidade e propaganda, relações internacionais, secretariado executivo, serviço social, teologia e turismo.
Também serão avaliados os cursos superiores de tecnologia das áreas de comércio exterior, design de interiores, design gráfico, design de moda, gastronomia, gestão comercial, gestão da qualidade, gestão pública, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e processos gerenciais.
Local de prova
A consulta do local de prova dos estudantes se dá por meio do Cartão de Confirmação de Inscrição, disponível no sistema do exame.
No documento, constam informações como local e horário de aplicação da prova, documentação de identificação exigida no dia do teste. O Inep recomenda que o participante leve o cartão de confirmação no dia da aplicação.
Documentação
É necessária a apresentação original de documento oficial com foto para fazer a prova, conforme previsto no edital.
São válidos para identificação: passaporte; Carteira Nacional de Habilitação (CNH); Carteira de Trabalho e Previdência Social, emitida após 27 de janeiro de 1997; cédulas de identidade expedidas por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal; e identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha validade como documento de identidade.
Também serão aceitos outros documentos, como identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados.
O participante impossibilitado de apresentar a via original de documento oficial de identificação c por motivo de extravio, perda, furto ou roubo, poderá realizar as provas desde que apresente boletim de ocorrência.
Foto: Hugo Barreto/Metrópoles
brasil investigação policia federal jair bolsonario manaus ads feira compra peixe amazonas oportunidade alemanha economia exportação manaus amazonas amazonas discriminação procon am manaus parintins amazonas festival de parintins boi garantido comissão pastoral da terra imagem indigenas isolados investigação manipulação manaus Jean Cleuter Simões Mendonça oab OAB-AM amazonas Projeto Voo Campeão amazonas manaus esporte expoartes amazonas manaus cultura artesa Festival Nema show amazonas manaus led
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris. But I must explain to you how all this mistaken idea of denouncing pleasure and praising pain was born and I will give you a complete account of the system, and expound the actual teachings of the great explorer....