Fapeam apoia evento sobre empreendedorismo e inovação na tríplice fronteira

Inicia nesta quarta-feira (23) o 2º Encontro Internacional Fronteiriço de Pesquisa em Administração e Empreendedorismo na Tríplice Fronteira (EIFPAEA). O evento conta com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), e segue até sábado (26), acontecendo em quatro instituições, do Brasil e da Colômbia.


Amparado via Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev-Fapeam), o evento visa discutir as ações empresariais e públicas no contexto da pandemia da Covid-19 na tríplice fronteira Brasil-Colômbia-Peru. Com isso, busca promover a reflexão e o debate sobre os problemas de fronteira, a partir de estudos científicos, palestras, oficinas e mesas-redondas sobre empreendedorismo e inovação.


As atividades serão realizadas em diferentes locais a cada dia. Na quarta-feira (23/11), o encontro ocorre no Instituto de Natureza e Cultura (INC) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em Benjamin Constant. Neste dia, será realizada a abertura do evento, palestras, atrações culturais e apresentações dos trabalhos selecionados.


No segundo dia, quinta-feira (24/11), a programação segue no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam), em Tabatinga. No terceiro dia, sexta (25/11), as atividades serão na Universidade Nacional da Colômbia (Unal), sede Amazônia; e, no quarto e último dia, sábado (26/11), terão lugar no Centro de Estudos Superiores de Tabatinga (CESTB), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).


Tema


O encontro é destinado à comunidade acadêmica, organizações públicas e privadas, sociedade civil e a todas as pessoas interessadas no tema: “Administração em tempos de crise: inovação e empreendedorismo em área de fronteira”.


De acordo com o coordenador do evento, Antonio Vagner Almeida Olavo, pesquisador da INC-Ufam, a expectativa é a troca de conhecimento e a rede de contato entre os participantes com a finalidade de promover a inovação e o empreendedorismo, por meio de desenvolvimento de negócios e do setor público.


“Estamos com uma perspectiva de fortalecer os cursos de administração existentes na região da tríplice fronteira, com o foco maior nas discussões e conteúdos voltados para o desenvolvimento da região. Como um dos pilares da discussão de gestão de crise, surge o empreendedorismo e a inovação, que podem ocorrer por meio da experimentação, coprodução e a cocriação”, afirmou o coordenador.


A coordenação do encontro é formada por instituições dos três países: Conselho Regional de Administração do Amazonas (CRA-AM), UEA, INC-Ufam, Ifam-Campus Tabatinga, Unal, Universidad de la Amazonia e Universidad Nacional de la Amazonía Peruana (Unap).


O evento também conta com o apoio das seguintes organizações brasileiras: Universidade Federal de Viçosa (UFV), por meio do Programa de Pós-Graduação em Administração; Conselho Federal em Administração, Serviço de Apoio às Micro e Pequena Empresa (Sebrae); Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas); Universidade Estadual Paulista (Unesp); Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Empresa Júnior Training (INC-Ufam); e Prefeitura Municipal de Benjamin Constant.


Colaboram ainda para a realização do EIFPAEA entidades colombianas, como Universidad Nacional Abierta y a Distancia (Unad),  Universidad de la Amazonia (Uniamazonia) e Instituto Tecnologico de Cafamaz; e peruanas, como o Instituto de Investigaciones de la Amazonía Peruana (IIAP).


A programação completa do evento está disponível em http://craam.org.br/wp-content/uploads/2022/11/programacao-oficial-EIFPAEA-21.11.pdf.


Parev


O Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev), Edital nº 002/2022, da Fapeam, apoia a realização de eventos regionais, nacionais e internacionais, nas modalidades presencial, virtual ou híbrida, sediados no estado do Amazonas, relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I).


Foto: Divulgação

Fonte: Com informações da Assessoria de Imprensa