A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), está trabalhando em parceria com o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), em um sistema de alerta de antecipação de desastres naturais na região. O projeto que ainda está na fase inicial vem sendo discutido desde o início do segundo semestre e deve ficar em teste até o dia 25 de novembro.
Com previsões de curto e curtíssimo prazo, o projeto-piloto de monitoramento de tempo severo, denominado “Nowcasting”, une os três poderes por meio das Defesas Civis Municipal e Estadual, Ministério da Defesa, Ministério do Desenvolvimento Regional, Defesa Civil Nacional e Forças Armadas.
A previsão é de que o alerta seja feito em até seis horas antes do acontecimento. A ferramenta é importante, principalmente, para a segurança de famílias que moram em áreas de risco na capital do Amazonas.
“O Nowcasting, é onde o Censipam vai fazer um monitoramento pluviométrico da nossa cidade de Manaus. Esse trabalho é piloto e baseia-se em relatórios de precipitação, de relâmpagos e de velocidade de vento. Isso é importante para nós nesse momento em que estamos apresentando o plano de contingência para o período chuvoso na capital”, explica Fernando Júnior, secretário-executivo da Defesa Civil do município.
Quem quiser se cadastrar para receber os alertas em tempo real deve enviar uma mensagem pelo Whatsapp para o número (61) 2034-4611 e informar os dados como nome, endereço e telefone.
Atualmente, a Defesa Civil de Manaus já tem mais de 1.600 áreas de risco mapeadas. As famílias que residem nessas áreas, ao receberem o alerta de risco de deslizamento ou alagação, devem optar por salvaguardar suas vidas, se retirando do local e buscando abrigo em áreas mais seguras.
A Prefeitura de Manaus vem atuando nas áreas de risco por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), com mitigação e prevenção. O projeto piloto está programado para ocorrer entre os dias 21 e 25 de novembro, no Centro Regional de Manaus (CR/MN), e deve avaliar todos os sistemas e processos necessários para a operacionalização do monitoramento contínuo de tempo severo na região.
caravana da páscoa páscoa amazonas maanaus caça aos ovos manaus mudança de nome novo nome castanha-do-amazonas castanha-do-pará amazonas castanha evento isabelle nogueira amazonas manaus cultura festa da cunhã cultura amazonas manaus largo de são sebastião belezas manaus arena da amazônia futebol jogo Jogo das Estrelas amazonas amazonas pessoas com deficiência manaus vagas de emprego PCDs itacoatiara amazonas seminario manaus congresso seminario de matematica manaus amazonas Semana da Conciliação Trabalhista TRT-11 cultura cinema manaus amazonas exibição de filme Maternidade Ana Braga manaus parto gemeas siamesas amazonas