A Unidade de Saúde Indígena do Polo Belém do Solimões (Alto Rio Solimões) foi a primeira do Amazonas a receber soro antiofídico para o manejo adequado destes acidentes com maior rapidez. Na última quinta-feira (17), uma remessa de 350 ampolas de soro foi enviada pela Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD).
A ação é parte do projeto "Descentralização do tratamento anti veneno nos acidentes ofídicos na Amazônia Brasileira: gerando evidências sobre a segurança", liderado pelo diretor de Ensino e Pesquisa da FMT-HVD e pesquisador do Instituto de Pesquisa Clínica Carlos Borborema (IPCCB/FMT-HVD), Wuelton Monteiro.
"Os soros que foram enviados servem para o tratamento de acidentes botrópicos, ou seja, os causados por jararacas, que representam 95% de todos os envenenamentos por serpentes registrados no Amazonas. O soro foi doado ao projeto pelo Instituto Butantan e é suficiente para tratar em torno de 70 a 80 pacientes", explica Monteiro.
Como parte do projeto, anteriormente, foram realizados treinamentos para os profissionais médicos e enfermeiros dos sete Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI) do Amazonas, bem como de profissionais de saúde de municípios do interior do Estado. O projeto está implementando um protocolo simplificado de manejo deste tipo de acidente por profissionais locais, possibilitando a diminuição de tempo para a administração de antiveneno, o que impacta diretamente na sobrevida das vítimas.
"Existe o planejamento para que no futuro mais 13 polos também iniciem a realização do tratamento destes pacientes. Deve-se destacar que atualmente este tipo de tratamento está disponível em hospitais na sede dos municípios, o que prejudica o acesso de populações indígenas e ribeirinhas", salienta o pesquisador.
Os pesquisadores enfrentam desafios relativos à realidade geográfica da região amazônica. De acordo com Monteiro, a demora até a administração do soro é o principal fator de risco para que o acidente se agrave, o que pode levar ao óbito ou a sequelas, como amputação do membro picado. Além disso, outro fator limitante é o armazenamento adequado do produto. "Os soros são produtos imunobiológicos, e precisam ser transportados e armazenados necessariamente numa temperatura de 2 a 8 graus."
O envio e recebimento das ampolas foi acompanhado por Altair Seabra, professor de Saúde Indígena da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e aluno doutorando do Programa de Pós-graduação em Medicina Tropical (PPGMT/UEA). Seabra ficará na Unidade de Saúde Indígena por uma semana para acompanhar os primeiros tratamentos.
Projeto
Há cerca de 3 anos a equipe de pesquisa se dedica à esta proposta. Antes do início das capacitações dos profissionais de saúde locais, o grupo validou um guia de tratamento dos acidentes ofídicos, com contribuições de especialistas de todo o Brasil.
Cerca de 15 pessoas participam do projeto, entre pesquisadores, alunos de mestrado e doutorado e técnicos, além de gestores do Ministério da Saúde, da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas - Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP/AM), do Instituto Butantan e da Universidade de Duke, nos Estados Unidos. O projeto é financiado pelo Ministério da Saúde, pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e pelo National Institutes of Health (NIH), nos Estados Unidos.
Mesmo com o adiamento de algumas atividades, devido a pandemia da covid-19, o grupo trabalha nos próximos passos. "Planejamos estender o atendimento para outras unidades e acompanhar os profissionais, para garantir a qualidade de todo o processo e a segurança dos pacientes, além de estimar a efetividade da intervenção, como redução no tempo até tratamento, o número de complicações e óbitos", finaliza o pesquisador.
manaus concerto de natal cultura amazonas programação cultura manaus amazonas natal amazonas O Mundo Encantado do Natal programação manaus evento construção amazonas manaus construnorte amazonas influenza manaus vacinação amazonas mateus e cristiano manaus Nossa Senhora das Graças arte são paulo Macaca Guariba amazonas Gnos AM compras golples brasil cuidados black friday amazonas manaus investigação balneario camboriu jiu-jitsu exploração sexual novos contratos manaus amazonas RPE Parintins FC
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris. But I must explain to you how all this mistaken idea of denouncing pleasure and praising pain was born and I will give you a complete account of the system, and expound the actual teachings of the great explorer....