Em audiência pública para aprovar os nomes de autoridades do judiciário para os tribunais e conselhos do País, o senador Omar Aziz (PSD-AM) questionou o fato de o Brasil ultrapassar o número de 100 milhões de processos paralisados atualmente. A sabatina com as indicações aconteceu na manhã desta terça-feira, 22/11, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, onde o parlamentar denunciou a dificuldade na permanência de autoridades do Judiciário nas cidades do interior da região amazônica.
O senador explicou em seu pronunciamento a importância em conscientizar os aprovados em concurso público a permanecerem nos municípios mais afastados. Segundo Omar, no interior do Amazonas, por exemplo, o problema se estende ao Ministério Público e da Defensoria Pública. A situação também se agravou com a pandemia e a aplicação de expediente remoto, o que travou ainda mais o andamento de processos judiciais em regiões fora dos grandes centros.
“Não há presença do judiciário no interior do Brasil. O cidadão ou cidadã tem seu filho assassinado e dois dias depois o assassino está livre e ameaçando a mãe e o pai do assassinado. Eu fui secretário de segurança pública e sofri muito com isso, porque você prendia e depois o juiz, no rigor da lei, ele tinha que atuar em cima daquilo que constava no inquérito. O inquérito voltava, passava uma eternidade dentro da delegacia e aquela pessoa mais humilde que não tem recurso para contratar um bom escritório de advocacia, passa anos e não vê a Justiça acontecer”, ressaltou Aziz.
Na sabatina, o senador questionou ainda qual o papel do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Conselho Nacional do Ministério Público em relação a essa presença do judiciário na região. “Me sinto na obrigação de perguntar a vocês quantos juízes foram punidos, retirados da magistratura por prevaricação? E no ministério público a mesma pergunta. Não dá para admitir que a gente tem primeira instância, segunda instância, temos os TRFs (Tribunal Regional Federal), temos o STJ (Superior Tribunal de Justiça), temos o STF (Supremo Tribunal Federal) e temos 110 milhões de processos de brasileiros procurando por justiça”, completou o senador.
Na audiência desta terça-feira, a CCJ aprovou as indicações dos juízes federais Messod Azulay Neto e Paulo Sérgio Domingues para ministros do STJ. Já para o cargo de ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST) foi aprovado o nome da juíza trabalhista Liana Chaib. A CCJ também apreciou indicações para diferentes conselhos, aprovando Engels Augusto Muniz (OFS 13/2022) para o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e Luiz Fernando Bandeira de Mello Filho para o CNJ. Tanto Muniz quanto Bandeira são indicações do Senado, que irá confirmar a aprovação dos nomes pela CCJ em votação no Plenário.
Indicado para o CNJ, Bandeira reconheceu o problema destacado por Aziz, mas afirmou que o conselho aprovou em recente sessão uma resolução determinando o retorno à atividade presencial e regulamentando as hipóteses de teletrabalho. “Durante o período da pandemia, nós tivemos realmente uma autorização expressa de teletrabalho a fim de que pudesse cumprir as normas sanitárias. Recentemente, no entanto, o CNJ se apercebeu da impossibilidade de manter-se aquele sistema”, informou Bandeira.
Foto: Ariel Costa
acre espetáculo ‘Vozes do Interior manaus amazonas amazonas natal programação natalina manaus cultura presidente dos Estados Unidos manaus programação ônibus rota mudança amazonas manaus oportunidade Feirão Amazonas Meu Lar planejamento manaus Street Battle 2024 amazonas hip hop foguetes brasil Francisco Wanderley Luiz brasilia atentado fogos amazonas imagens fotos exposição cultura manaus manaus curtas amazonas cultura filmes manaus millenium manaus amazonas programação festival gospel programação manaus a mazonas concurso festival gospel
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris. But I must explain to you how all this mistaken idea of denouncing pleasure and praising pain was born and I will give you a complete account of the system, and expound the actual teachings of the great explorer....