Direito Tributário e Direito Administrativo foram os dois temas abordados, na noite de terça-feira (22), durante o primeiro dia do Seminário de Direito Público – PGE 50 anos, promovido pela Procuradoria Geral do Estado (PGE-AM) dentro da programação do cinquentenário da instituição, comemorado neste mês de novembro.
O procurador-geral do Estado, Giordano Bruno Costa da Cruz, fez a abertura do evento e destacou a importância do seminário dentro do calendário festivo da PGE-AM, responsável pela formação de grandes nomes da advocacia pública do Estado, por meio de programas reconhecidos como o Centro de Estudos Jurídicos (Cejur) e a Escola Superior de Advocacia Pública (Esap).
“Entre os assuntos abordados estão a importância da defesa da Zona Franca de Manaus, um modelo econômico exitoso para a preservação da soberania nacional e que é um dos pilares da atuação da Procuradoria Geral do Estado junto aos Tribunais Superiores”, afirmou o procurador-geral.
O tema foi abordado pelo subprocurador-geral adjunto, Eugênio Nunes, no painel “O modelo da Zona Franca de Manaus e a industrialização nacional: convergências para além do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI)”.
Para o residente jurídico da PGE-AM, Tiago Esashika, o primeiro dia do seminário foi importante como forma de atualização.
“Vimos sobre alteração legislativa, que, apesar de termos estudado, é sempre bom relembrar. Outro aspecto legal é que estamos tendo conhecimento de outras matérias com que não lidamos muito no dia a dia, como Tributário”, afirmou ele, que destacou a palestra do procurador do Estado, Eugênio Nunes, e a relação feita por ele entre Direito Tributário e preservação da ZFM.
Referências
Com nomes da própria casa e convidados na relação de palestrantes, o seminário atraiu um público de estudantes e profissionais que buscaram melhor entender temas como repartição constitucional de receitas tributárias, benefícios do ICMS e sua exclusão da base de cálculo do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ), atuação da advocacia pública nos processos de desapropriação, governança pública e sistema de integridade.
Além do subprocurador-geral adjunto, a lista de palestrantes contou com os procuradores Carlos Alberto de Moraes Ramos Filho, Patrícia Petruccelli Marinho e Rafael Cândido; além do conselheiro-presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), Érico Xavier Desterro e Silva, e do advogado e professor de Direito Tributário, Ananias Ribeiro Júnior.
O seminário tem continuidade na noite desta quarta-feira (23/11) com os painéis de Direito Constitucional e Direito Ambiental.
FOTOS: Marcio Materazzo e Marcelo Araujo
Corredor Criativo da Amazônia manaus FAO amazonas manaus amazonas denuncia ipaam resgae caprichoso garantido manaus amazonas feijoada inscrições indigenas amazonas Fundo Podáali universidade amazonas manaus jogos universitarios Jogos Universitários do Amazonas show pagode manaus cacique ramos amazonas ingressos amazonas paixão de cristo Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade manaus fas indigenas educação manaus amazonas Ariá manaus lançamento amazonas alimento de memória afetiva livro amazonas manaus laboratório comunidade Moju-Miri