A peça ‘A Tempestade: Processos’ será apresentada nesta quinta (24) e sexta (25), às 20h, no Auditório do Centro de Artes Hahnemann Bacelar (Caua), localizado à Rua Monsenhor Coutinho, 724, Centro. A entrada é gratuita.
Com direção do professor de teatro Jhon Weiner, os atores amazonenses Michel Guerrero e Márcia Vinagre, o espetáculo é inspirado na última peça do dramaturgo inglês William Shakespeare e conta com o apoio cultural do Caua, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (SEC).
A nova produção da Associação Cultural Apareceu a Margarida (ACAM) utiliza temas e fragmentos da obra ‘A Tempestade’, de Shakespeare, para compor um meta-teatro, falando de teatro dentro da peça de teatro, em que dois artistas são provocados à montagem desta dramaturgia, desnudando os elementos técnicos da carpintaria teatral, compartilhando com o público o processo de pesquisa de uma encenação, com percalços e êxitos no ambiente de ensaios. A comédia dramática apresenta conflitos relacionados à traição, vingança, amor e reconciliação.
A peça de 50 minutos estreou recentemente para as escolas Marcantônio Villaça e Antônio Telles, abrindo debate com os alunos sobre o processo de montagem e curiosidades sobre o teatro e carreira artística. A pesquisa seguirá para as próximas temporadas do espetáculo, podendo contar ou não, com novos atores, diretores ou provocadores, mais ou menos cenas e descoberta de novas formas de preparação e execução da obra artística. O processo segue e o público poderá conferir sempre uma peça em constante transformação, assim como sugere o enredo da proposta da ACAM. A artista Dione Maciel compõe a equipe de produção da montagem.
“Experimentar o estudo de uma obra shakespeariana é estimulante para todo e qualquer ator. Nossa ideia é traçar temas pulsantes, extraídas desta dramaturgia, e compartilhar com o público, sem a pretensão de uma montagem tradicional, sob a ótica de dois artistas que se desafiam a novos processos criativos propostos pelo diretor”, disse o ator Michel Guerrero.
A história
Depois de passar doze anos abandonado numa ilha deserta ao lado de sua filha Miranda, Próspero resolve fazer justiça. Para recuperar o trono, o antigo duque de Milão utiliza seus conhecimentos de magia e provoca uma grande tempestade, fazendo naufragar o navio em que estão seus traidores e trazendo-os para perto de si. Mas em vez de investir na vingança, ele opta pelo caminho da reconciliação através do amor: será com a ajuda do inexperiente coração de Miranda, que nunca viu outro homem a não ser seu pai, que Próspero restabelecerá a união.
Foto: Divulgação
Dia Mundial da Criatividade wcd manaus amazonas manaus diário das marias manaus espetáculo amazonas empoderaELA manaus mulheres amazonas projeto amazonas viagem aeroporto de manaus manaus energia elétrica sem energia apagão amazonas manaus banda Raimundos Amazonas Food Festival amazonas manaus operação mateus manaus lider religioso investigação pc-am amazonas aliciamento de menor amazonas cronograma aulas ead cetam manaus amazonas mpf manaus predios ditadura no Amazonas ruas amazonas projeto ct manaus capacitação transformação