Agricultores, produtores e universitários participam de capacitações do Idam no segundo dia da 36ª Expopin

 

Cerca de 60 pessoas, entre produtores, agricultores e universitários, participaram, na quinta-feira (24), das capacitações oferecidas pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), no segundo dia de atividades da 36ª edição da Exposição Agropecuária de Parintins (Expopin). A feira acontece até domingo (27), no Parque de Exposição Agropecuária Luiz Lourenço de Souza e tem entrada gratuita.

 

Os cursos de Melhoramento Genético de Bovídeas, ministrado pelo veterinário David Lago, e de Boas Práticas de Criação de Aves de Corte e Postura, pela zootecnista Maria das Dores, marcaram a participação do Idam, que teve produtores, agricultores e universitários como público. A produção de mudas também foi tema de apresentação, feita pelo engenheiro florestal Eduardo Rizzo, da Secretaria Executiva Adjunta de Política Agrícola, Pecuária e Florestal (Seapaf) da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror).

 

Presente na exposição, o engenheiro agrônomo e gerente de Capacitação e Metodologia de Assistência e Extensão Rural do Idam, Pedro Chaves, afirma que os temas selecionados para a realização de capacitações durante a Expopin foram definidos após demandas dos agricultores e da associação de pecuaristas do município.

 

“Todas as capacitações que o Idam tem feito aqui na feira, e que ainda vai fazer, são demandas apresentadas pelos pecuaristas de Parintins, principalmente na questão de regularização de pequenos imóveis rurais e no desenvolvimento de novas alternativas de geração de renda através do cultivo de hortaliças, avicultura, mandioca, e produção de milho e feijão-caupi, além da pecuária”, explicou.

 

Palestrante do dia, a zootecnista Maria das Dores explicou que orientar pequenos produtores e tirar dúvidas é fundamental para que eles se sintam valorizados para se tornarem protagonistas da agricultura familiar.

 

“É sensacional a experiência de palestrar para um grupo tão interessado e confortável para sanar dúvidas sobre as boas práticas na criação de aves de corte e postura. E quanto à presença de acadêmicos participativos, é a garantia de futuros profissionais comprometidos com o desenvolvimento do setor primário”, explicou.

 

Nesta sexta-feira (25/11), técnicos do Idam irão apresentar ainda capacitações com os temas: tecnologia para o cultivo do milho e feijão no estado do Amazonas, manejo do pirarucu, ordenamento pesqueiro nas regiões Paraná de Parintins e Lago Máximo.

 

FOTOS: Antônio Barros Jr./Idam

Fonte: Com informações da Assessoria