A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) assinou, neste mês de novembro, um termo de cooperação com o A.C. Camargo Cancer Center, um dos maiores centros de tratamento, ensino e pesquisa de câncer no Brasil. O convênio permitirá o lançamento do primeiro Programa de Doutorado em Oncologia da Fundação, previsto para os próximos meses.
A parceria vai fomentar a formação de recursos humanos, especialmente pós-graduação nas modalidades de Doutorado e Mestrado, além de cooperação nos programas de residência médica. Atualmente, a FCecon possui programas para a formação de médicos nas áreas de Anestesiologia, Radiologia e Diagnóstico por Imagem, Oncologia Clínica, Cirurgia Oncológica, Mastologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.
A parceria entre as instituições é um grande avanço para a qualificação de profissionais na área de Oncologia, avalia o diretor-presidente da FCecon, mastologista Gerson Mourão. “Esse é um grande passo que a FCecon está dando na formação de recursos humanos altamente qualificados. Essa parceria também reforça os programas de pesquisas da Fundação e os programas de residência”, disse.
Programa de Doutorado
A duração do convênio será de quatro anos, e o edital para o Programa de Doutorado deve ser lançado nos próximos meses, segundo a diretora de Ensino e Pesquisa da FCecon, farmacêutica-bioquímica Kátia Luz Torres.
“O Estado do Amazonas, junto com o A.C. Camargo, irá oferecer a primeira turma de Doutorado em Oncologia no estado. Com isso, nós vamos poder potencializar a formação do corpo técnico da Fundação Cecon. Em quatro anos, teremos formados novos doutores”, afirma Torres.
O programa será voltado para servidores da FCecon e/ou pesquisadores que estejam atuando nos últimos dois anos vinculados aos grupos de pesquisa da Fundação. As aulas serão ministradas em Manaus, com módulos a distância. Os docentes do programa serão do hospital A.C. Camargo e a co-orientação ficará a cargo dos pesquisadores com titulação de doutorado no Amazonas.
Pesquisas
Kátia Torres destaca que a FCecon já tem projetos em andamento com o A.C. Camargo e que o termo de cooperação fortalece os grupos de pesquisa locais.
“Estamos dando passos largos na formação de recursos humanos e na qualidade das pesquisas que estamos desenvolvendo na FCecon. Os alunos, residentes e doutorandos poderão desenvolver pesquisas voltadas à Oncologia com muito mais suporte tecnológico, avanços e troca de ideias”, afirma a diretora de Ensino e Pesquisa da Fundação Cecon.
A parceria permitirá o avanço no desenvolvimento de novas tecnologias e processos, resultando na melhoria da assistência aos pacientes oncológicos.
Foto: Divulgação
Fonte: Com informações da Assessoria de Imprensa
policia federal investigação jair bolsonario brasil amazonas compra oportunidade ads manaus peixe feira amazonas alemanha economia exportação manaus manaus discriminação amazonas procon am amazonas boi garantido parintins festival de parintins indigenas isolados imagem investigação manipulação comissão pastoral da terra amazonas OAB-AM oab Jean Cleuter Simões Mendonça manaus esporte manaus amazonas Projeto Voo Campeão cultura expoartes manaus artesa amazonas manaus show led amazonas Festival Nema
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris. But I must explain to you how all this mistaken idea of denouncing pleasure and praising pain was born and I will give you a complete account of the system, and expound the actual teachings of the great explorer....