Para combater o medo, a raiva, a mentira, a insegurança, aproximadamente 200 crianças vestidas de caça-fantasmas invadiram o auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed), nesta sexta-feira, (25). A ação marca o encerramento dos “Jogos Simbólicos da Educação Infantil”, realizados pela Prefeitura de Manaus e desenvolvido pela Divisão de Educação Infantil (DEI), por meio da “Caravana da Educação Infantil”, da Semed.
Durante a apresentação, professores se vestiram de fantasmas, que simbolizam os sentimentos ruins que possam impedir as crianças de se tornarem pessoas melhores. E, para combater tudo isso, os caça-fantasmas entram em ação e exterminam todos esses sentimentos.
A secretária municipal de Educação, Dulce Almeida, era uma dessas caçadoras. “Que dia maravilhoso vivemos hoje na Semed, junto com a turma da Caravana e a criançada. Essa atividade não é apenas brincadeira, existe uma preparação pedagógica que cumpre o currículo da educação infantil, por meio da interação, da brincadeira, da fala, usando o lúdico como estratégia. Estou muito feliz em poder participar desse momento”, comentou a secretária.
Já a caça-fantasmas Lara Rodrigues, 5 anos do 2º período do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Hermann Gmeiner, no Alvorada 1, zona Oeste, gostou muito do evento e não quer que os fantasmas se aproximem dela. “Eu não quero ter preguiça, não quero mentir. Eu adorei brincar de caça-fantasmas e não quero eles na minha vida”, disse a pequena.
Os jogos simbólicos iniciaram em outubro e, nesse período, atenderam mais de 2 mil crianças de 22 Cmeis, com o objetivo de desenvolver aspectos do desenvolvimento infantil, enfatizando, principalmente, os aspectos motores, afetivos, éticos e morais, por meio do contato com múltiplas linguagens que são fundamentais para o desenvolvimento integral do ser.
A aventura caça-fantasmas é uma experiência que coloca a criança frente a frente com os medos, de uma forma em que o indivíduo possa controlá-lo, diferenciando os valores éticos e morais.
“Os jogos simbólicos visam trabalhar o desenvolvimento moral das crianças e éticos a partir do ‘faz de conta’. Este ano, o tema foi ‘caça-fantasma’. Isso tudo tem uma intencionalidade pedagógica. A criança da educação infantil tem que trabalhar os aspectos psicomotores e desenvolver o campo experiencial da escuta, pensamento e imaginação. Aqui, existe intenção pedagógica e faz com que a criança internalize, desenvolva a questão motora, afetiva, social, cognitiva e, principalmente, aprenda os valores certo e errado, bom e ruim”, explicou o coordenador da Caravana da Educação Infantil, Alexandre Romano.
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