A tradicional “Feira de Artesanato Natalina” realizada pela Prefeitura de Manaus está de volta e acontecerá em duas etapas, a primeira na próxima terça e quarta-feira, dias 29 e 30/11; e a segunda, nos dias 1º, 5, 6 e 7/12, sempre das 8h às 14h, na Praça dos Arcos do Parque Municipal do Idoso (PMI), localizado na rua Rio Mar, no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul da cidade.
Realizada há 20 anos, a feira de artesanato é uma maneira de expor o trabalho das alunas, comercializar os produtos e mostrar para a pessoa idosa, que nunca é tarde para aprender alguma atividade, seja para passatempo ou até uma profissão.
Nesta edição, mil peças com valores a partir de R$ 5 serão colocadas à venda como itens para decoração natalina como guirlandas, papai noel e enfeites de árvore de natal; e produtos tradicionais como, jogos de banheiro e de cozinha, bijuterias, trabalhos com fuxico, capas para eletrodomésticos, fitas, crochê, pesos de porta, bolsas, toalhas bordadas e com pintura no tecido, também serão vendidos.
A diretora-presidente da Fundação Doutor Thomas (FDT), Martha Moutinho, convida a todos para prestigiarem mais uma edição da feira de artesanato que tem entrada gratuita.
“Atividades como a feira, acaba abrindo muitas portas. Não é só a venda dos produtos em si, mas a valorização da pessoa idosa. Mostrando que sim, não tem idade para recomeçar, que você pode ser protagonista da sua história, que as artesãs não vendem somente itens, elas vendem afeto e histórias de superação. Participem, venham até o Parque do Idoso, comprar das mãos de quem os produziu”, explica Martha.
A professora da turma de artesanato do PMI, Rosângela Brasil, explica que sempre se emociona com a criatividade de suas alunas. “A turma de artesanato é muito especial, elas buscam conhecimento, novidades no mercado e, vejo em cada história, mulheres renovadas e felizes. Esse ano, produzimos uma quantidade de itens que jamais imaginávamos e muitas idosas, por meio da feira, começaram a querer empreender, para ajudar na sua renda. Não existe emoção maior”, relatou.
Criatividade é o que não falta por trás das peças produzidas, algumas alunas buscam reconhecimento e uma renda extra. É o caso de Tânia Souza, 72, aluna da turma de artesanato há 11 anos. Ela conta que com as peças produzidas, consegue gerar uma renda extra com a venda de produtos próximo a sua casa.
“Quando comecei, eu não sabia quase nada, foi aqui no Parque que aprendi a fazer artesanato. Hoje, vendo meus produtos próximo de casa também. Mudei de vida. Antes eu ficava em casa, não sabia nem costurar uma camisa. A edição de Natal gera em mim e nas minhas amigas, uma grande expectativa. Queremos mostrar ao público nossa arte e com o retorno, ajudar no aumento da nossa renda”, explica Tânia.
O Parque Municipal do Idoso disponibiliza três turmas do curso de Artesanato. As aulas acontecem em dois horários: segunda a quinta-feira pela manhã, das 8h às 10h30, e segunda e quarta-feira pela parte da tarde, das 13h às 15h. Cerca de 100 alunas participam das aulas de Artesanato.
Fotos - Divulgação / FDT
jair bolsonario policia federal investigação brasil feira ads oportunidade peixe amazonas manaus compra amazonas economia alemanha exportação manaus discriminação procon am amazonas manaus festival de parintins boi garantido parintins amazonas imagem investigação indigenas isolados comissão pastoral da terra manipulação OAB-AM manaus Jean Cleuter Simões Mendonça oab amazonas amazonas manaus esporte Projeto Voo Campeão manaus amazonas expoartes cultura artesa Festival Nema manaus show led amazonas
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris. But I must explain to you how all this mistaken idea of denouncing pleasure and praising pain was born and I will give you a complete account of the system, and expound the actual teachings of the great explorer....