A Vigilância Sanitária da Prefeitura de Manaus (Visa Manaus) deu mais um passo para fortalecer o desenvolvimento de ações acadêmicas e de qualificação profissional voltadas a estudantes e trabalhadores da área da saúde. Num encontro com a vice-reitora da Universidade Nilton Lins (UniNilton Lins), professora Karla Pedrosa, na última sexta-feira (25), o diretor Ewerton Wanderley, avançou nas tratativas para dar continuidade à parceria firmada entre as duas instituições.
Além de Ewerton Wanderley, o encontro teve a participação da chefe do Núcleo de Educação em Vigilância Sanitária (Nuevisa), Ana Felisa Hurtado Guerrero. Foram alinhadas uma série de ações importantes para a ampliação da produção acadêmica na área de Vigilância Sanitária, que busca tanto enriquecer os currículos da universidade quanto qualificar o trabalho dos servidores da Visa Manaus.
Entre as ações pactuadas destacam-se a inserção da disciplina de Vigilância Sanitária nas matrizes curriculares dos cursos de graduação de Enfermagem, Farmácia, Nutrição, Odontologia, Medicina Veterinária, Arquitetura, Biomedicina e demais áreas afins e a inclusão de acadêmicos desses cursos para a realização de estágio curricular e outras atividades como parte do Programa Educa Visa Manaus, e nas ações de pesquisa e extensão do Nuevisa.
A colaboração entre as duas instituições também prevê a oferta de cooperação técnica e a disponibilização do corpo docente da UniNilton Lins para desenvolver ações de educação permanente e continuada para os servidores da Visa Manaus e a criação de um convênio entre as duas instituições para a oferta de bolsas de estudos para os servidores da Vigilância Municipal nas áreas de graduação e pós-graduação.
Além disso, a universidade também convidou a Visa Manaus a contribuir para o seu programa de pesquisa e inovação voltado ao setor empresarial, que busca capacitar empreendedores para a criação de negócios dentro do Estado do Amazonas, a partir dos potenciais econômicos do território. Um desses projetos é a produção de caviar amazônico a partir das ovas de tambaqui, que receberia a orientação da Visa Manaus sobre as boas práticas sanitárias no contexto do manejo de alimentos.
“Considerando a escassez de grades curriculares que abordem conteúdos relacionados à vigilância sanitária nos cursos de graduação da área da saúde e o desconhecimento de muitos estudantes sobre as possibilidades de atuação nesse segmento, a Visa Manaus, através do seu Núcleo de Educação em Vigilância Sanitária, busca estimular a produção acadêmica voltada a qualificar esse trabalho tão importante para a promoção da saúde. Agradecemos a adesão e o apoio entusiasmado da Universidade Nilton Lins a esta iniciativa, a qual tem tanto a contribuir para a população de Manaus, que vai encontrar um serviço cada vez mais qualificado e eficaz de vigilância sanitária”, afirmou o diretor da Visa Manaus, Ewerton Wanderley.
Um novo encontro entre as instituições está previsto para a primeira semana de dezembro. Também está prevista a elaboração de ações conjuntas na área de vigilância sanitária em parceria com a Escola de Saúde Pública de Manaus (Esap).
Fotos – Divulgação / Semsa
amazonas mateus e cristiano Nossa Senhora das Graças manaus arte Gnos AM amazonas Macaca Guariba são paulo black friday compras brasil cuidados golples manaus investigação balneario camboriu exploração sexual amazonas jiu-jitsu amazonas manaus RPE Parintins FC novos contratos funai indigenas isolados manaus amazonas mpf ufam livros manaus literatura doação oportunidade amazonas cetam manaus educação vagas educação iel oportunidade manaus natal decoração amazonas largo de são sebastião manaus
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris. But I must explain to you how all this mistaken idea of denouncing pleasure and praising pain was born and I will give you a complete account of the system, and expound the actual teachings of the great explorer....