Com atuação destacada em dois dos mais estratégicos setores do Amazonas – a navegação fluvial e o Festival de Parintins – o empresário Claudomiro Picanço Carvalho Filho, mais conhecido como Dodó Carvalho, recebe na próxima terça-feira (29), a partir das 11h45, o título de Cidadão do Amazonas da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), em cerimônia que será realizada no plenário Ruy Araújo.
A homenagem é uma iniciativa do deputado estadual Saullo Viana pela trajetória empreendedora e de sucesso de Dodó, e também pelos relevantes serviços prestados à sociedade amazonense.
“Apesar de não ter nascido no Amazonas, Dodó morou aqui boa parte da sua vida, trabalhando e trazendo contribuições positivas para o nosso Estado, seja como empreendedor ou defensor da nossa maior manifestação cultural. Portanto, acredito que estaremos fazendo uma justa homenagem a ele, que ainda tem muito a somar com o Amazonas”, disse o deputado.
Navegação
Dodó Carvalho nasceu, em 1965, na cidade de Óbidos (PA), e iniciou sua carreira profissional no Município de Parintins aos 15 anos de idade, na empresa criada pelo pai Claudomiro que atuava na comercialização e no transporte de derivados de petróleo na região do Baixo Amazonas.
Aos 20 anos, o empresário desembarca em Manaus, onde surgem oportunidades de novos negócios e de expansão da empresa, entre as quais se destacam a aquisição do Posto San Remo, na entrada do bairro Cidade Nova, o fortalecimento da navegação de balsas nas rotas Manaus/Porto Velho (RO) e entre Manaus e o interior do Estado, e as parcerias com a Esso do Brasil, Petrobras e Fogás.
A capital amazonense se tornou, neste período, a base operacional da SC Transportes, que atualmente é uma referência nacional no setor e está presente no Amazonas, Pará, Rondônia, São Paulo e Santa Catarina, gerando centenas de postos de trabalho e operando em diversos segmentos da navegação, como o transporte de contêineres, cargas gerais, grãos e na locação de embarcações, além de possuir em seu currículo, atuação em grandes obras logísticas do Estado, como a construção do Bumbódromo de Parintins e do gasoduto Coari-Manaus.
A defesa da navegação fluvial e da importância do modal para o desenvolvimento econômico e social do Estado sempre foi uma constante na carreira de Dodó Carvalho.
Atualmente, ele é o presidente da Associação Brasileira para o Desenvolvimento da Navegação Interior (Abani), além de ter presidido o Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial no Estado do Amazonas (Sindarma) por seis anos, e ter apresentado ao cenário político nacional em 2018, projetos e políticas para fomentar o setor, quando se candidatou a uma vaga na Câmara do Deputados em Brasília.
Casado há 30 anos com Iêda Baraúna Pinheiro Carvalho com quem tem uma filha, Isabel Carvalho, e um filho, Claudomiro Neto, o empresário foi agraciado em 2021, com o título de ‘Cidadão Manauara’, pela Câmara Municipal de Manaus, em projeto do vereador Jander Lobato.
Caprichoso
Além da navegação fluvial, Dodó Carvalho é um defensor do Festival de Parintins e principalmente, do Boi Caprichoso, do qual foi presidente no biênio 2001/2002.
Como incentivador da cultura amazonense, na década de 1980, foi um dos fundadores do grupo “Ala Jovem” do Caprichoso em Parintins. E em Manaus, foi um dos criadores do “Bar do Boi” e do “Movimento Marujada”, do qual também foi presidente.
Com 35 anos de idade, o mais jovem presidente do Caprichoso até o momento, Dodó levou para o Boi toda sua experiência como gestor e foi o primeiro dirigente a modernizar a estrutura da agremiação, baseando-se no tripé econômico, cultural e social, humanizando toda a estrutura do Boi.
“Essa homenagem me enche de orgulho porque em janeiro irei completar 58 anos de vida, inteiramente dedicados muito mais ao ‘ser do que ao ter’ e com o reconhecimento pelo trabalho em dois segmentos fundamentais para nosso Estado que é a cultura de Parintins e a navegação fluvial, ambos indispensáveis para o crescimento, o desenvolvimento e o futuro do Amazonas”, destacou Dodó Carvalho.
policia federal investigação jair bolsonario brasil oportunidade feira amazonas manaus peixe compra ads exportação economia alemanha manaus amazonas procon am manaus amazonas discriminação amazonas festival de parintins boi garantido parintins indigenas isolados investigação imagem manipulação comissão pastoral da terra oab OAB-AM Jean Cleuter Simões Mendonça manaus amazonas Projeto Voo Campeão esporte amazonas manaus artesa expoartes amazonas manaus cultura led amazonas show Festival Nema manaus
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris. But I must explain to you how all this mistaken idea of denouncing pleasure and praising pain was born and I will give you a complete account of the system, and expound the actual teachings of the great explorer....