Evento promove conexões e debates sobre bioeconomia e negócios de impacto na Amazônia

Nesta terça e quarta-feira, dias 29 e 30 de novembro, acontece em Manaus o 2º Festival de Investimentos de Impacto e Negócios Sustentáveis da Amazônia (FIINSA). O evento tem o objetivo de reunir empreendedores, investidores, dinamizadores do ecossistema de negócios como aceleradoras e incubadoras, fundos de investimento, agências de fomento, ONGs, associações, cooperativas, lideranças indígenas, ou seja, todo mundo que está envolvido com o desenvolvimento sustentável na Amazônia, para debater caminhos, oportunidades e desafios para o crescimento do ecossistema de impacto amazônico, a bioeconomia e o futuro da floresta.


Será um grande encontro para discutir a Amazônia a partir da própria região. Explorar caminhos já trilhados e outros ainda possíveis no desenvolvimento e escala de negócios que geram impactos positivos para a floresta e suas populações. A programação completa pode ser acessada no site do evento.



A programação está dividida em trilhas: Estruturando o ecossistema; Financiamento e acesso a capital; Pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I); Comunidades; e Desafios do empreendedorismo. As atividades incluem palestras, oficinas práticas, sessões de pitch, lançamento de projetos, mercado com produtos sustentáveis da Amazônia e estandes de parceiros.


O FIINSA acontecerá no Studio 5 Centro de Convenções, localizado no bairro Aleixo. O evento é presencial e a participação só é possível para aqueles que fizeram inscrição prévia pelo site Sympla. O festival é uma realização do Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam) e Impact HUB Manaus.



“É com muita alegria que retornamos com a segunda edição do FIINSA que, mais uma vez, se propõe a ser um ponto de encontro para empreendedores, investidores, organizações, comunidades e todos aqueles que acreditam e buscam por novos modelos de economia e negócios com impacto positivo para a Amazônia. É uma oportunidade para conhecer e incentivar novos empreendimentos sustentáveis e fomentar o nosso ecossistema de impacto”, afirma o diretor de novos negócios do Idesam e CEO da AMAZ, Mariano Cenamo.


O 2º FIINSA debaterá uma diversidade de temas nos dois dias de evento, reunindo palestrantes de quase 100 organizações em mais de 20 painéis e mesas temáticas.


Os temas debatidos vão desde realidade e visão de futuro para a Amazônia, passando por modalidades de financiamento para negócios de impacto, investimento em pesquisa e desenvolvimento, estruturação de cadeias produtivas, acesso a mercados, grandes marcas como aliadas na valorização da floresta e de povos tradicionais, comunidades, turismo de base comunitária e indo até restauração florestal, mercado de carbono, Web 3.0, grandes empresas e ESG, negócios comunitários, o papel de incubadoras e aceleradoras, dentre outros.



O evento oferece também oficinas práticas aos participantes: “Mecanismos de incentivo fiscal para projetos sustentáveis: recursos incentivados para fomento de uma economia limpa na Amazônia Legal”, realizada pela Rede Igapó – Projetos Incentivados da Amazônia; que tem como objetivo gerar resultados práticos e apoiar diretamente os negócios, facilitando o acesso a recursos e oportunidades de financiamento; “Cenários futuros possíveis – Amazônia 2030”, promovida pela MJV Technology & Innovation, que irá olhar para as tendências e possíveis cenários de desenvolvimento para a Amazônia.


Além disso, terá a Oficina de Projetos para o PPBio (Programa Prioritário de Bioeconomia), iniciativa da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e coordenado pelo Idesam com o intuito de captar recursos de investimentos obrigatórios em P&D (Lei de Informática) para geração de novos produtos, serviços e negócios para a bioeconomia amazônica.



Também haverá um mercado de produtos que geram impactos positivos para a Amazônia oferecendo aos participantes a possibilidade de contato direto com empreendedores, produtos e serviços que já são uma realidade na Amazônia.



Fonte: Com informações da Assessoria