Como muitos brasileiros, o empreendedorismo começou na vida do amazonense Bento Martins por necessidade. Com uma infância humilde, no bairro Beco do Macedo, aos 12 anos ele começou vendendo salgados, picolés e jornais na rua para ajudar a complementar a renda familiar. O menino nunca se limitou, teve outros empregos formais, mas nutria um sonho de um dia poder mudar completamente a sua realidade e de toda a sua família.
Hoje, 23 anos depois da fundação da primeira lanchonete que o introduziu no ramo do food service, muita coisa aconteceu. Sob o comando de Bento e sua sócia e esposa Jane Martins, a BMS Refeições é uma empresa consolidada que atende hospitais e escolas do Estado e expande para inaugurar uma das maiores cozinhas industriais do Amazonas.
Bento montou seu primeiro comércio ainda na casa da sua mãe, em 1997, onde funcionava o Chikita's Lanche. Por volta de 1999, registrou a lanchonete na junta comercial regularizando a empresa. Em seguida, com muita persistência veio o primeiro contrato no ramo de licitações, em 2001, para operar a lanchonete da então Escola Técnica Federal do Amazonas, hoje IFAM. Lá era fornecido café da manhã, almoço e lanche aos professores e estudantes. Por volta de 2004 o empresário conheceu sua esposa, Jane Martins, hoje diretora financeira da empresa. Juntos, passaram por muitos desafios, porém, nunca desistiram dos seus objetivos e diante das dificuldades se fortaleceram enquanto casal e empresários de sucesso.
“Após a nossa empresa ser apresentada ao mercado, ganhar respeito e estrutura, galgamos contratos maiores e, em 2008, tivemos êxito na licitação do restaurante da Faculdade de Tecnologia (FT) da Ufam. Depois, conquistamos a lanchonete do mini campus e lá permanecemos por alguns anos, finalizando em 2013. Após esse período, vislumbramos o momento certo de expandir para o setor das Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN) hospitalares. O primeiro contrato de unidade hospitalar foi firmado com a Maternidade Alvorada, depois vieram outras unidades, dentre elas, SPA Alvorada, Maternidade Ana Braga e FCECON (Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas). Desde 2017 começamos a atuar também no setor de alimentação preparada para as escolas de tempo integral no Estado do Amazonas, tanto na capital quanto em municípios do interior e atualmente somos responsáveis por 16 escolas na capital e 24 no interior”, resume o empresário.
Hoje, a empresa fornece 9.077 refeições por dia para as 16 escolas que atuam na capital e 12.845 refeições por dia nas 24 escolas do interior nos municípios de Anori, Barreirinha, Careiro, Codajás, Eirunepé, Iranduba, Itamarati, Itacoatiara, Itapiranga, Manacapuru, Maués (duas escolas), Nhamundá, Nova Olinda, Parintins (duas escolas), São Gabriel da Cachoeira (duas escolas), Santa Isabel, Tefé, Tabatinga, Urucará (duas escolas).
Nova Sede
Para atender essa demanda tão grande seguindo todas as exigências de segurança alimentar e superando os desafios logísticos da nossa região, foi preciso expandir, investir, contratar e qualificar a mão-de-obra. Ainda em 2022 será inaugurada a nova sede da BMS Refeições, com uma infraestrutura moderna, cozinha ampla, maquinário industrial novo, visando otimizar o desempenho e assim melhor atender todos os clientes. Todos os equipamentos da nova sede foram adquiridos na FISPAL Tecnologia, em São Paulo, feira que conecta empresas e compradores movimentando o mercado com tendências e inovações do ramo de alimentação. A nova sede, em especial a cozinha, possui mais espaço, com setores amplos e bem divididos, tornando viável a inclusão de mais e maiores equipamentos, otimizando assim o tempo de preparo e aumento da capacidade de produção e armazenamento.
Com tantos desafios superados ao longo de mais de duas décadas de atuação na área, o empresário Bento Martins comemora todo o caminho trilhado e resume os principais pilares para quem quer empreender com sucesso: persistência, determinação, estudo do ramo de atividade empresarial e muito, muito trabalho. “É importante deixar claro que a vida de empreendedor é cheia de altos e baixos, períodos de abundância e períodos de crise, nada se construiu do dia pra noite e sim no decorrer de 23 anos de trabalho duro, pois esta é uma história real de alguém que começou do zero, que ainda não está no último degrau da escada, mas que a cada dia está mais perto”, conclui.
Fotos: Divulgação
dados presidios Amazonas chacinas amazonas educação manaus Programa Bolsa Universidade bolsa vestibular uea amazonas resultado manaus flamengo amazonas arena da amazônia manaus campeonato Carioca Infraero amazonas Wilson Lima manaus recomendação do MPF silves Amazônia Legal prefeitura de manaus manaus enfeite de natal amazonas natal decoração natalina créditos manaus Nota de Serviço abatimento IPTU 2025 amazonas manaus projetos de lei Câmara de Manaus amazonas salário dos vereadores famílias brasileiras Leilões de imóveis brasil nadimplência
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris. But I must explain to you how all this mistaken idea of denouncing pleasure and praising pain was born and I will give you a complete account of the system, and expound the actual teachings of the great explorer....