Entenda o impedimento semiautomático, que anulou o gol do Brasil contra Suíça

O gol marcado por Vinicius Júnior, aos 18 minutos do segundo tempo, no jogo entre Brasil e Suíça, foi anulado pelo VAR, com auxílio do impedimento semiautomático, que está sendo utilizado pela primeira vez em Copas do Mundo. O impedimento semiautomatizado é uma ferramenta de suporte para os árbitros de vídeo, que os ajuda a tomar decisões de impedimento mais rápidas, reprodutíveis e precisas.


O recurso foi importante para anular o tento brasileiro. O recurso captou o impedimento do atacante Richarlison, que estava na frente da linha de zaga no início da jogada, antes da bola chegar no Vinícius Júnior. Dentro de campo, o gol foi marcado, mas após a checagem, o tento foi invalidado.



Foto: Divulgação/Fifa


Como funciona o Impedimento Semiautomático

O novo recurso que chegou para auxiliar o VAR conta com a utilização de 12 câmeras montadas no teto dos estádios com o objetivo de rastrear a bola e 29 pontos de cada jogador, incluindo todos os membros e extremidades que são relevantes para a marcação do impedimento.


Um sensor, que envia dados para os responsáveis pela arbitragem de vídeo, também foi instalado no centro da bola da Copa do Mundo, a Al Rihla (a jornada, em árabe). A ferramenta vai auxiliar com precisão na identificação do momento do contato de um jogador com a bola.


Com as duas tecnologias juntas, os árbitros assistentes, presentes na sala de operação do VAR, recebem um alerta quando todos estes dados combinados demonstrarem para a inteligência artificial que há uma possível condição de impedimento. Vale ressaltar que os membros do VAR que validam as informações manualmente, antes de repassarem a decisão ao árbitro de campo.


Depois da decisão ser confirmada pelo árbitro de campo, uma animação 3D é gerada com o lance — as linhas e a posição dos jogadores envolvidos — para ser exibida nos telões e nas transmissões de TV. Com base nos resultados dos testes coletados durante o período pós Copa da Rússia, em 2018, a tecnologia de impedimento semiautomática é atualmente o sistema de suporte mais preciso disponível para árbitros de vídeo.


O que é impedimento?

O impedimento é uma das regras mais polêmicas do futebol e que causa mais dificuldade de entendimento para quem não acompanha o esporte assiduamente. Resumidamente, o jogador estará impedido quando, no momento que um passe for efetuado, qualquer parte do seu corpo que é válido para a partida, ou seja, cabeça, tronco e pés, com exceção do braço, estiver mais próxima da linha de meta adversária que a bola e o penúltimo adversário.


O jogador não estará impedido se:

Estiver atrás da linha da bola com relação à linha de fundo adversária, no momento do passe

Receber a bola com pelo menos dois oponentes mais próximos da linha de fundo adversária

Estiver na sua metade do campo no momento do passe

Estiver na mesma linha que o penúltimo adversário, com relação à linha de fundo adversária

Não participar da jogada ou não influenciar no ataque


Foto: Anne-Christine POUJOULAT / AFP

Fonte: Redação