A Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio de seu Conselho Universitário (Consuni), realizou nesta terça-feira, (29), no auditório Rio Solimões, do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS), a outorga do título de ‘Doutor Honoris Causa’ ao escritor Márcio Gonçalves Bentes de Souza, em reconhecimento ao trabalho que tem feito em promover a cultura, especialmente a amazonense, em suas obras.
A cerimônia de titulação, aberta ao público, foi presidida pelo reitor da Universidade Federal do Amazonas, professor Sylvio Puga, e a diretora do IFCHS, Iraildes Caldas. A aprovação do nome de Márcio Souza se deu na reunião do Consuni realizada no dia 15 de setembro e foi aprovada por unanimidade.
O evento contou com a participação dos membros do Consuni, membros da Academia Amazonense de Letras, convidados, familiares e estudantes. O jornalista Aldísio Filgueiras, amigo e parceiro de canções, discorreu sobre a vida e a obra de Márcio Souza na cerimônia.
“É inegável a marca de Márcio Souza, não somente para o nosso Estado, mas também para a Amazônia e para o Brasil. Daí o reconhecimento do Conselho quando da propositura a ser analisada em reunião plenária acontecida em torno de 45 dias e por unanimidade ser aprovada. Essa titulação honra nossa Universidade e ela também traz conseqüências imediatas, como permitir que o escritor tenha o amparo legal para representar a Instituição em ações na região e no Brasil. Agora ele é membro da comunidade e receberá todo o apoio da Ufam sem nenhuma amarra, sem qualquer contestação. O título é motivo de orgulho para todos nós, é tardio, pode ser, mas foi feito, eu quero agradecer, primeiro o IFCHS, pela sensibilidade, pelo compromisso, pelas lutas, esse local onde estamos aqui é uma das primeiras edificações da Ufam nessa área, isso aqui é um palco histórico da nossa Universidade. Quero parabenizar o escritor pela obra e os conselheiros pelo título”, destacou o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga.
A diretora do IFCHS, professora Iraildes Caldas, ressaltou o orgulho do título dado ao escritor. “Meus sinceros agradecimentos ao Conselho Universitário pela acolhida e aprovação do título de ‘Doutor Honoris Causa’ a Márcio Souza que honra a mim como diretora do IFCHS, honra o reitor, o povo amazonense, a Amazônia, o Brasil e o mundo”, disse.
“É um título dado pela Universidade Federal do Amazonas que eu sempre tive muito contato por meio de participação em seminários, encontros, entre outros eventos, quando o ICHL ainda era na Major Gabriel com a Emílio Moreira. Ocorria muitos debates no velho ICHL, isso era muito diferente em relação a outras Instituições. A Ufam nunca negou o desafio que ela tem pela frente, com pouca verba, cada vez menos nesse governo atual que está sendo despejado do poder, e que todos esperamos que no ano que vem melhore, sempre foi uma luz aqui. É uma honra receber esse título da Ufam. É como receber o prêmio Nobel de literatura”, disse o escritor Márcio Souza.
Histórico do escritor
Márcio Souza é amazonense de Manaus, nascido em 1946. É jornalista, romancista, diretor de teatro e ópera. Estudou Ciências Sociais na Universidade de São Paulo e escreveu críticas de cinema e artigos em diversos jornais e revistas brasileiras, como Senhor, Status, Folha de S.Paulo e A Crítica. Em 1976, lançou seu primeiro romance, ‘Galvez: imperador do Acre’, sucesso de crítica e de vendas. Como administrador, foi diretor de planejamento da Fundação Cultural do Amazonas, diretor da Biblioteca Nacional e presidente da Funarte. Foi professor assistente na Universidade de Berkeley e escritor residente nas universidades de Stanford, Austin e Dartmouth. Como palestrante, foi convidado pela Universidad de San Marcos, Sorbonne, Toulouse, Aix-en-Provence, Heidelberg, Coimbra, Universidade Livre de Berlim, Harvard e Santiago de Compostela. Dirigiu o Teatro Experimental do Sesc (Tesc) do Amazonas, hoje extinto.
É membro da Academia Amazonense de Letras e presidente do Conselho Municipal de Política Cultural. Escreveu, entre outras, as peças As folias do látex, A paixão de Ajuricaba e Carnaval Rabelais, e os romances Mad Maria, Operação Silêncio e O fim do Terceiro Mundo. No momento, trabalha no último volume da tetralogia Crônicas do Grão-Pará e Rio Negro, precedido por Lealdade, Desordem e Revolta. Pela Editora Record, publicou também o livro Amazônia indígena.
Segundo a Resolução nº 001/2007 do Consuni, Doutor Honoris Causa é uma personalidade que tenha se distinguido seja pelo saber, seja pela atuação em prol das Artes, das Ciências, da Filosofia e das Letras ou do melhor entendimento entre os povos.
OAB-AM amazonas manaus oab Jean Cleuter Simões Mendonça manaus Projeto Voo Campeão amazonas esporte expoartes amazonas manaus artesa cultura Festival Nema led amazonas show manaus manaus black friday denuncias procon-am amazonas manaus aplicativo programação natal teatro cultura atelie 23 musical teatro Sebastião ufam sauim de coleira amazonas oportunidade seminário manaus cultura manaus programação amazonas natal clube de madrugada literatura amazonas manaus
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris. But I must explain to you how all this mistaken idea of denouncing pleasure and praising pain was born and I will give you a complete account of the system, and expound the actual teachings of the great explorer....